NOTICIA

Caros Gestores!

O Presidente da Comissão de Cultura da Alerj, resolveu trabalhar, já esta fazendo outra Audiência Pública, fez da Lei do Sistema Estadual, na semana passada, e agora vale cultura com a presença da Ministra, o problema é que a divulgação esta concentrada no Rio e Grande Rio, precisamos comparecer e participar, se não, nossa Região vai mesmo ficar de fora, das politicas públicas, e depois não adianta reclamar!
26 junho às 11- teatro Raul Cortez - Duque de Caxias-Praça do Pacificador
Por favor participem!





Ministra reúne-se com gestores culturais da região serrana do Rio de Janeiro
Para ouvir e discutir as reivindicações de gestores culturais da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, a Ministra Marta Suplicy se reuniu na tarde de hoje, dia 13 de janeiro, com grupo de representantes de 15 municípios, no Palácio Capanema, na cidade do Rio de Janeiro.
O Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura tem o objetivo de dinamizar as cidades culturalmente como forma de reestruturar os municípios que ainda sofrem consequências da tragédia de janeiro de 2011. Através da cultura, o Fórum trabalha também a autoestima da população. Para isso, os gestores empreenderam esforços e, de forma participativa, produziram o projeto "Circulares" que prevê a integração e o intercâmbio de manifestações artísticas e produções culturais entre os 15 municípios participantes. Essa elaboração conjunta e articulada contou com a orientação e o apoio da Representação Regional do MinC RJ/ES.
Na reunião, o grupo solicitou a Ministra Marta Suplicy a prorrogação do prazo de captação do projeto "Circulares" aprovado pela Lei Rouanet, mas ainda sem patrocinador garantido. A presidente do Fórum, Nara Zeitune, representante da cidade de Teresópolis, enfatizou que os 15  municípios da região serrana integram o Sistema Nacional de Cultura –SNC e participam ativamente para o fortalecimento da cadeia da cultura.
A Ministra Marta Suplicy mostrou sua preocupação com a região, enfatizando que a reivindicação será analisada considerando o desenvolvimento cultural da região de forma sustentável, para que as ações não tenham apenas um breve efeito na vida das cidades envolvidas. Recebeu, então, a cópia do projeto "Circulares" para avaliação da equipe responsável na Secretaria de Fomento e Incentivo a Cultura.
A reunião contou com a mediação do Representante Regional do MinC RJ/ES, Marcelo Velloso, e com a presença do Presidente do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, Ângelo Oswaldo dos Prefeitos da Cidade de Cantagalo Saulo Gouvêa e Santa Maria Madalena Fernando Duarte.

 

 









































  Gestores de Teresópolis se reúnem com 
Ministra da Cultura
e avançam na implantação do Projeto Circulares


Na última segunda-feira, 13, Teresópolis participou de uma proveitosa reunião com a ministra da Cultura, Marta Suplicy. O encontro ocorreu no Auditório Muniz Aragão do Palácio Gustavo Capanema, sede da representação Regional do Ministério da Cultura, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de representantes do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, que reúne gestores de 15 municípios da Região Serrana. Além do secretário de Cultura, Wanderley Peres, também estiveram presentes, representando nosso município, o subsecretário Arnaldo Almeida e a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, que é a presidente do Fórum.

O encontro teve como objetivo a viabilização do Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística das cidades serranas, que prevê investimentos financeiros para movimentar as ações culturais da região.

Durante a reunião, Nara Zeitune apresentou à ministra um histórico sobre o trabalho do Fórum, e falou ainda sobre o relacionamento com o MinC e a respeito do Projeto Circulares. Além disso, entre outros assuntos, a presidente do Fórum ressaltou a importância de realização de editais regionalizados, o que beneficiaria de forma mais justa e democrática os artistas do interior, principalmente no estado do Rio de Janeiro, onde os municípios estão organizados em fóruns regionais.

A ministra Marta Suplicy ouviu de forma bastante receptiva as sugestões do Fórum sobre a implantação do projeto e novos programas. Marta Suplicy elogiou a iniciativa e apoiou a ideia, instruindo a verificação do processo correspondente, para que possa ser revalidada a sua autorização. "É importante dar mais alento e reforçar a autoestima da população dessa região, tão castigada pelas chuvas", disse a ministra, reafirmando o diálogo com a organização e com a sociedade em geral.

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo; do chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso; e dos prefeitos de Santa Maria Madalena, Fernando Duarte, e Cantagalo, Saulo Gouvêa; além de todos os secretários e subsecretários de Cultura da região.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a implantação do projeto será um divisor de águas no desenvolvimento cultural da Região Serrana. “O Circulares é, sem dúvida, um marco na história da cultura na região, possibilitando um grande intercâmbio de atrações e artistas, fomentando a cultura nos 15 municípios e atuando de forma direta na formação mais consciente dos cidadãos. Agora, com o apoio da ministra, certamente a viabilização do projeto se torna mais próxima e concreta. Estamos entusiasmados”, comemorou.

Sobre o projeto
Iniciativa do Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana, o Projeto Circulares possibilitará captação de patrocínio privado (via Lei Rouanet) para movimentar as ações culturais de diversas linguagens, na Região Serrana fluminense. As agendas municipais vão funcionar num sistema de integração e intercâmbio. O programa prevê, também, estruturar as cidades com espaços móveis, com palcos e equipamentos de som, luz e plateia, para as mais diversas atividades; além de possibilitar a circulação das ações; e oficinas. Ainda estão incluídas caravanas em cada cidade, contratação de mão de obra local e pagamento aos artistas.

O projeto foi desenvolvido dentro do contexto das propostas de recuperação e desenvolvimento da região, afetada pelo excesso de chuvas e deslizamentos, em 2011. Segundo o Fórum, cerca de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas pela iniciativa, que tem por objetivos aproximar culturalmente os municípios; facilitar o acesso à produção local disponível; dar mais oportunidades a criadores locais e apoiar a expansão do seu trabalho. A proposta foi aprovada pelo MinC em 2012 para captação de patrocínio no valor estimado de cerca de R$ 5 milhões, e agora, ao que tudo indica, terá o apoio direto da ministra para sua implementação.

Texto: Geórgia Jahara 
Fotos: Kaká Cabral
 Marta Suplicy, ao centro, com o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e a presidente do Fórum, Nara Zeitune, além de outros gestores da Região Serrana
Marta Suplicy, Ministra da Cultura, ouviu atentamente o Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana e aprovou a iniciativa do Projeto Circulares
Secretário Wanderley Peres, prefeitos de S. M. Madalena, Fernando Duarte, e de Cantagalo, Saulo Gouvêa, e o Secretário de Cordeiro, Alessandro Concy

Cursos gratuitos da Cultura:
Último dia de inscrições nesta sexta

Atenção! Termina nesta sexta-feira, 17 de janeiro, o período de novas inscrições para a temporada 2014 dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. As inscrições podem ser feitas até às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch(Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, Araras). Há vagas para todos os 18 cursos e a relação dos candidatos aprovados será divulgada no dia 24 de janeiro. 


“A procura foi grande ao longo de toda a semana, principalmente nos dois primeiros dias. Nesta sexta, é a última chance. Contudo, não é preciso preocupação com ordem de chegada, já que não é este o critério de seleção utilizado para a definição dos aprovados. Tentaremos atender ao maior número possível de interessados”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembrando que os cursos gratuitos beneficiam mais de 1.000 crianças, jovens e adultos em Teresópolis por ano, com atividades saudáveis e educativas. 


Entre os alunos já existentes, quem ainda não havia renovado a matrícula teve a oportunidade de fazê-lo durante a semana passada, garantindo assim a vaga. Agora, é a vez das novas inscrições, que serão avaliadas uma a uma e atendidas dentro do possível.

Até agora, foram registradas mais de 400 inscrições, confirmando o interesse para as mais variadas modalidades, vindas de candidatos de todas as idades, de crianças a idosos. 


Para se inscrever, basta o interessado ou responsável se dirigir à Casa de Cultura até esta sexta, 17 de janeiro, das 9h às 18h, e preencher a ficha de inscrição. A relação dos aprovados será divulgada no dia 24 de janeiro, a partir das 9h, em lista para consulta afixada na área de circulação na Casa de Cultura. As matrículas dos novos alunos deverão ser efetuadas entre os dias 27 e 31 de janeiro, das 9h às 18h, também na Casa de Cultura Adolpho Bloch. 


Para realizar a matrícula, é preciso que o próprio aluno ou o responsável se dirija ao local e apresente os seguintes documentos: uma foto 3 x 4; carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno – com fotocópia; carteira de identidade do responsável (no caso de menores) - com fotocópia; declaração escolar (no caso de crianças e adolescentes em idade escolar); comprovante de residência; e atestado médico, no caso dos cursos de jazz, balé, dança de salão, dança de rua, circo, caratê e capoeira. O início das aulas está marcado para 3 de fevereiro. 


A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, oferece gratuitamente à população 18 cursos: violão, teclado, piano, flauta, cavaquinho, canto, coral (adulto e infantil), balé, jazz, dança de salão, teatro (infantil, adolescente e adulto), desenho e pintura, artesanato, modelagem com argila, capoeira, caratê, dança de rua e circo. As aulas são realizadas de segunda a sábado, na Casa de Cultura e no Centro Cultural Bernardo Monteverde, sem nenhum custo para os alunos. Mais informações: (21) 2644-4092.



Fotos de Roberto Ferreira

Texto – Geórgia Jahara



 

 

 

 

 

 

Pacto de Desempenho


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, se reuniu com os dirigentes e os secretários do 
sistema MinC (foto) para assinar, na manhã desta terça-feira (7), a Pactuação de 
Desempenho de gestão para o exercício de 2014. O enfoque do programa é uma nova 
cultura na gestão de recursos com melhor performance e transparência no uso das 
verbas do ministério.
 
Após desejar um Feliz Ano Novo aos 
gestores do MinC, a ministra agradeceu a 
presença de todos e parabenizou a equipe 
pelos resultados alcançados na pactuação 
firmada em 2013, a primeira a ser 
realizada 
na estrutura da pasta. Os resultados 

apresentados apontam que, a partir da implementação do Pacto, o Ministerio da 
Cultura 
evolui de 92,39% de execução das despesas discricionárias em 2012 para 99,05% de 
execução dos mesmos recursos no ano passado. 
Com a pactuação do programa os gestores de todas as áreas do MinC trabalharão com 

metas e cronogramas para a realização de seus projetos, com a visualização das ações 
para o ano todo. Com alinhamento estratégico, os objetivos são o contínuo 
aprimoramento da gestão, da execução orçamentária e financeira, e da eficiência e 
efetividade das ações e políticas do ministério.
Os compromissos de desempenho e gestão foram assinados pelos presidentes da 
Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa; Fundação Casa de Rui Barbosa, Manolo 
Florentino; Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra; Fundação Nacional de Artes, Guti 
Fraga; do Instituto Brasileiro de Museus, Angelo Oswaldo; do Instituto do Patrimônio 
Histórico e Artístico Nacional, Jurema Machado; e pela diretora da Agência Nacional do 
Cinema Rosana Alcântara.
Também pactuaram suas metas os secretários do Audiovisual, Mário Borgneth; da 
Economia Criativa, Marcos André Carvalho; os secretários substitutos de Fomento e 
Incentivo à Cultura, Odecir Costa; da Articulação Institucional, Bernardo Machado; e da 
Cidadania e da Diversidade Cultural, Pedro Vasconcellos. Os documentos foram 
assinados pelos diretores Juana Nunes da Secretaria de Políticas Culturais; Bruno Melo 
da 
Diretoria de Relações Internacionais; Germano Ladeira da Diretoria de Infraestrutura 
Cultural; e pelo diretor substituto da Diretoria de Direitos Intelectuais Luis Paulo 
Bogliolo.
O secretário-Executivo do MinC, Marcelo 
Pedroso, e o subsecretário de 
Planejamento Orçamento e Gestão, 
Marcelo Fiadeiro, também participaram da 
reunião.
Para garantir a transparência na gestão dos 
recursos financeiros e orçamentários, tanto 
os acordos de desempenho quanto os resultados do processo de monitoramento 
deverão 
ser disponibilizados na página na internet do Ministério da Cultura.

Texto: Lara Aliano
Publicação: Ascom / MinC
Foto: Diego Barreto

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa de Intercâmbio e Difusão 

 

Cultural

 


Estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para viagens em março de 2014. Os interessados podem se inscrever até 20 de janeiro de 2014.
Os artistas, técnicos, mestres e mestras dos saberes e fazeres da cultura popular, agentes e estudiosos selecionados no edital receberão auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
O benefício pode ser utilizado para custear despesas essenciais à participação do candidato no evento proposto (hospedagem, alimentação e deslocamento).
O resultado esperado da ação é a difusão, a capacitação e a multiplicação cultural nas áreas do circo, da dança, do teatro, da música, do audiovisual, da memória, do movimento social negro, do patrimônio museológico, das novas mídias, do design e de serviços criativos, entre outras expressões culturais.
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.
Mais informações: Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura da Sefic - (61) 2024.2045 e 2024.2170.
Texto e edição: Ascom/MinC

 

 

 

 

 

 

 


 

CTAv oferece empréstimos de 

 

 

equipamentos

 


CTAv – Centro Técnico Audiovisual, no Rio de Janeiro, abriu as inscrições para o 1º período de serviços de empréstimo de equipamentos de 2014. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de janeiro.
Para se participar, o proponente deve acessar o site do CTAv e preencher um formulário. O resultado será divulgado até o dia 27 de janeiro. O regulamento e demais informações, assim como o calendário dos próximos períodos, estão disponíveis no site. Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para o endereço comunicacao.ctav@cultura.gov.br.
O CTAv oferece gratuitamente os serviços de empréstimo de equipamentos, Kit Alexa e SI 2K, Mixagem com Técnico Credenciado, Visionamento de Mixagem e serviços de Mixagem e Transfer 35mm (este último somente para curtas).  A execução dos serviços deve ocorrer no período entre os dias 3 de fevereiro a 4 de abril de 2014, com exceção do empréstimo do Kit Alexa e do SI 2K, que deve acontecer no período entre os dias 17 de fevereiro a 25 de abril.
Podem solicitar os serviços produtoras, diretores independentes, universidades, departamentos e cursos de cinema e audiovisual. Para o empréstimo dos Kits Alexa e SI 2K, o proponente deve ter experiência comprovada da utilização do equipamento. Já para a Mixagem com Técnico Credenciado e Visionamento de Mixagem, é necessário que o operador/mixador conheça a mesa de mixagem do CTAv e tenha mixado três filmes – e pelo menos um longa-metragem, entre eles.
Centro Técnico Audiovisual, vinculado ao Ministério da Cultura, apoia o desenvolvimento da produção cinematográfica no Brasil, com foco e prioridade no realizador independente de filmes de curta, média e longa-metragem.  O CTAv atua como órgão difusor de tecnologia cinematográfica em núcleos regionais de produção, e também presta outros serviços, como truca, moviola e transcrição de som. O CTAv fica na Avenida Brasil, 2482 – Benfica - Rio de Janeiro - RJ.  Para mais informações, acesse o site do CTAv.
Fonte: Ancine
Foto: Divulgação/CTAv
Edição: Ascom/MinC

 

 

 

Edital dos CEUs das Artes: inscrições prorrogadas até 23 de janeiro de 2014

Serão contemplados 80 projetos de ocupação artística para os Centros de Artes e Esportes Unificados em todo o país

Foram prorrogadas até o dia 23 de janeiro de 2014 as inscrições para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23 de dezembro. Lançado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes, o edital vai contemplar 80 projetos de ocupação artística para os Centros de Artes e Esportes Unificados – CEUs em todo o país. Cada contemplado vai receber R$ 100 mil, para um período de ocupação de seis meses.
Sobre as inscrições
O edital é direcionado a pessoas jurídicas e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio da plataforma SalicWeb, a partir do link http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/. Para orientar os interessados foi elaborado um manual com todos os passos para o procedimento. Acesse aqui o manual de inscrição.
As propostas de programação deverão contemplar apresentações artísticas de circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo da leitura, exposições ou mostras de artes visuais, oficinas de capacitação artística e técnica, residências artísticas, seminários, encontros e debates.
O objetivo dos CEUs é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de grande vulnerabilidade social.

 

 

Parceria MinC, SEC, CNPq



Resultado da Chamada CNPq/MinC/SEC nº 80/2013

No último dia 10/12, foram divulgados os 50 projetos de pesquisa na área da Economia Criativa selecionados para a Chamada CNPq/MinC/SEC. Cada projeto selecionado receberá da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura apoio financeiro de até R$ 50 mil, totalizando um aporte de recursos no valor de da R$ 2,5 milhões.

Veja aqui a relação dos selecionados.

A Chamada é fruto da parceria inédita firmada, por Termo de Cooperação, entre o Ministério da Cultura, por meio de sua Secretaria da Economia Criativa, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Termo de Coopração firmado com o CNPq é uma das iniciativas da SEC/MinC para consolidar e expandir a temática no país e promover sua difusão por meio do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (OBEC) e das unidades estaduais do mesmo. Os projetos selecionados contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação dos segmentos criativos.

A Chamada recebeu um total de 168 propostas, vindas das cinco regiões do país, contemplando 26 estados e o Distrito Federal. Candidataram-se pesquisadores vinculados a universidades públicas e privadas que se enquadraram nos seis eixos temáticos definidos pela SEC/MinC: Marcos Legais para a Economia Criativa Brasileira (tributários, trabalhistas, previdenciários e administrativos); Empreendedorismo cultural e criativo; Territórios criativos (Arranjos Produtivos Locais (APLs), cidades, bairros, polos etc.); Associativismo, cooperativismo e autogestão de empreendimentos e profissionais criativos; Capacitação técnica e gerencial dos profissionais e empreendimentos criativos; e Inovação em cultura.

 

 

MinC e MEC criam o Programa Mais Cultura nas Universidades




A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinaram nesta terça-feira (18) a portaria interministerial que institui o Programa Mais Cultura nas Universidades.

Durante a cerimônia, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacou que o programa ampliará oportunidade de ensino e profissional. "Com o Mais Cultura nas Universidades, os estudantes terão uma formação mais completa e poderão exercitar suas atividades profissionais com uma visão de mundo ampliada. É um programa que não temos dúvidas que será um sucesso". 

O programa, construído por meio de um Grupo de Trabalho Interministerial envolvendo o MinC e o MEC, visa ampliar o papel das universidades federais na difusão e preservação da cultura brasileira e na construção e implementação de nossas políticas culturais.

Entre os objetivos do ‘Mais Cultura nas Universidades', está a ampliação do uso das instituições de ensino público como um espaço de produção e circulação da cultura brasileira, de acesso aos bens culturais e de respeito à diversidade e pluralidade da cultura brasileira.

Por meio de editais, o Programa vai apoiar projetos que, entre outras coisas, estimulem o aproveitamento dos equipamentos culturais dessas instituições, tais como museus, cinemas, teatros.

Execução

A execução do programa se dará de um a dois anos, com investimentos iniciais na primeira etapa de R$20 milhões, podendo alcançar R$100 milhões. A primeira etapa será constituída por uma comissão técnica que receberá as propostas das universidades para a elaboração dos editais. 

O ministro da Educação, Aluizio Mercadante, salientou que o ‘Mais Cultura nas Universidades' dialogará com os cursos desenvolvidos nas instituições de ensino. "Vamos projetar o que as universidades trazem sem seu entorno para dialogar com as atividades culturais desenvolvidas dentro dos cursos". 

Para a diretora de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), Patrícia de Matos, a iniciativa é fundamental para o fortalecimento do circuito e das redes de produção artísticas nas universidades e também para estimular os alunos que já são artistas.

Também estavam presentes na cerimônia, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Pereira,  reitores das Universidades Federais e representantes da UNE. 

Parcerias

O MinC celebrou, recentemente, também em parceria com o MEC,  o Programa Mais Cultura nas Escolas, que atua sobre o ensino básico em sua estratégia de colaborar para a integração das artes e da cultura às práticas pedagógicas, fortalecendo a educação integral e integradora do sujeito à sociedade. 

Texto: Layse Lacerda

Edição: Ascom/MinC

 

Museu Imperial

 Em função das festas de Natal e Ano Novo, nos dias 24 e 31 de dezembro o horário de 

visitação ao Museu Imperial será de 11h às 14h. Em 25 de dezembro e 1º de janeiro, o

 Palácio estará fechado. Já a Casa de Cláudio de Souza não receberá visitantes durante os

 dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.

+infos: http://bit.ly/JLjk0s

 

Ministério da Cultura discute implantação de política nacional para ensino de música


Aline Valcarenghi Repórter da Agência Brasil
Brasília - A ministra da Cultura, Marta Suplicy, vai montar um grupo técnico para desenvolver uma política de ensino coletivo de música em todo o Brasil. A intenção é que o projeto seja iniciado nos centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e depois ampliado para lugares onde já existem movimentos ligados à música. No começo da tarde de hoje (18), a ministra teve uma reunião com sete maestros e com um produtor musical para ouvir suas contribuições e delinear o projeto.
No mês passado, os maestros Arthur Barbosa, Carlos Moreno, Cláudio Cohen, Eliseu Ferreira, Ricardo Castro, Carlos Lima, Amilson Godoy, Roberto Duarte e o produtor musical Lenir Boldrin estiveram na Venezuela para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Sistema de Orquestras e Coros Juvenis, conhecido como El Sistema, que atende a 400 mil crianças e jovens. Eles voltaram entusiasmados para implantar o trabalho no Brasil.
"O entusiasmo dos maestros pela metodologia, e a análise que o ministério fez da profundidade da transformação em vários setores [com o ensino da música], não só da cultura, que esse projeto traz como benefício para sociedade e para as crianças nos fez repensar a importância do projeto", explicou Marta Suplicy.
Na Bahia, há um projeto baseado no El Sistema, que hoje atende diretamente a 900 crianças. De acordo com o maestro Ricardo Castro, o trabalho atinge a todas as classes sociais. "O caminho é incluir a música no processo de crescimento da criança. Assim como você ensina matemática, português e como sentar à mesa, a música é uma linguagem fundamental para qualquer ser humano. É obrigação do Estado dar acesso a essa linguagem, porque é um fator de crescimento universal", avaliou o maestro. Em janeiro de 2014, os maestros e a ministra da cultura vão conhecer o projeto baiano.
Os maestros ressaltaram na reunião que, em todo o Brasil, há pequenos e bons projetos de ensino de música que precisam de apoio. No momento, o Ministério da Cultura está definindo tanto a forma de como trabalhar a inclusão social pela música, quanto os instrumentos que vai comprar e encaminhar aos primeiros projetos que serão desenvolvidos.

Segundo a ministra, o projeto deve ser iniciado nos CEUs e depois ser implementado em outros espaços, de acordo com a aceitação dos gestores locais. "Temos toda condição de fazer um enfrentamento das mazelas sociais por meio da música", frisou a ministra.
Os CEUs são espaços com o objetivo de integrar programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Até agora, foram entregues nove, e ate junho de 2014 devem ser concluídos mais 160.
Edição: Davi Oliveira

Senado aprova Roberto Lima na Diretoria Colegiada da ANCINE

Desde 2007 na ANCINE, Roberto exerce o cargo de assessor da Diretoria Colegiada


Roberto Lima (esq) em reunião presidida por Cyro Miranda | Foto: Agência Senado
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 17 de dezembro, o nome de Roberto Gonçalves de Lima para a diretoria da ANCINE. Na manhã de ontem, Roberto havia sido sabatinado pela Comissão de Educação Cultura e Esporte do Senado e aprovado por 17 votos a um. A Diretoria Colegiada da ANCINE é composta por quatro membros, cada um com mandato de quatro anos. A vaga que será ocupada por Roberto Lima estava disponível desde maio deste ano, com o fim do mandato de Glauber Piva. Roberto comporá Diretoria Colegiada com o diretor-presidente, Manoel Rangel, e as diretoras Rosana Alcântara e Vera Zaverucha.
Roberto Lima foi Coordenador da I Conferência de Cultura de São Paulo e da I Conferência Nacional de Cultura, Gerente de Participação Social da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. Na ANCINE desde 2007, Roberto exerce o cargo de assessor da Diretoria Colegiada da Agência, tendo participado dos processos de formulação dos Programas Especiais de Fomento, dos Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional, do Prêmio Adicional de Renda, do Programa Cinema Perto de Você e das instruções normativas de regulamentação da Lei 12.485/2011, entre outros.

Na sabatina, Roberto apontou o crescimento do mercado audiovisual no Brasil – entre 2008 e 2012, houve um aumento de 126% na renda dos filmes nacionais, e de público - de cerca de 8 milhões em 2008 para mais de 15 milhões em 2012. “Um indicador da contribuição que a ANCINE dá para que isso aconteça vem da ampliação dos recursos disponibilizados. Nos últimos cinco anos, a média de captação de recursos com base nas leis de renúncia fiscal foi de cerca de 180 milhões de reais por ano”, frisou.

Roberto Lima também apontou os efeitos da Lei 12.485/2011, a lei da TV Paga. Segundo ele, a lei tem auxiliado na descentralização da produção de conteúdo audiovisual. Para os próximos anos, o desafio é a ampliação de espaços de exibição de filmes nacionais.

 

 

Governo lança Programa Mais Cultura nas Universidades


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinaram na última terça-feira (18/12) portaria que institui o Programa Mais Cultura nas Universidades, que visa ampliar o papel das universidades federais na difusão e preservação da cultura brasileira e na construção e implementação de nossas políticas culturais.
Foto: JJ LosierEntre os objetivos está a ampliação do uso das instituições de ensino público como um espaço de produção e circulação da cultura brasileira, de acesso aos bens culturais e de respeito à diversidade e pluralidade da cultura brasileira.
Por meio de editais, o Mais Cultura nas Universidades vai apoiar projetos que, entre outras coisas, estimulem o aproveitamento dos equipamentos culturais dessas instituições, tais como museus, cinemas e teatros.
A execução do programa se dará entre um e dois anos, com investimentos iniciais de R$ 20 milhões, podendo alcançar R$ 100 milhões. A primeira etapa será constituída por uma comissão técnica que receberá as propostas das universidades para a elaboração dos editais.
Mercadante salientou na cerimônia de lançamento que o Mais Cultura nas Universidades dialogará com os cursos desenvolvidos nas instituições de ensino. “Vamos projetar o que as universidades trazem em seu entorno para dialogar com as atividades culturais desenvolvidas dentro dos cursos”.
De acordo com ele, os editais ainda serão construídos e os eixos temáticos ainda não foram definidos. “A relação com a rede pública é uma coisa que queremos valorizar”, acrescentou o ministro.
Ele também informou que não haverá concentração e desequilíbrio regional: cada região do país terá um orçamento garantido para suas universidades e institutos.
*Com informações do site do Ministério da Cultura

 

 

Peça de teatro encerra atividades dos cursos gratuitos da Cultura em 2013

Inscrições para novos alunos a partir de janeiro de 2014

Com grande público e muitas risadas, a peça de teatro ‘Bar Doce Bar’ fechou com chave de ouro a temporada de encerramento dos cursos gratuitos da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram mais de 10 dias com inúmeras atrações, que emocionaram alunos e pais, comemorando o fim de mais um ano de trabalho. A partir de agora, os quase 1.000 alunos atendidos pelos cursos gratuitos entram de férias, aguardando o retorno das atividades, previsto para fevereiro de 2014. As inscrições para novos interessados nos cursos estarão abertas a partir de 6 de janeiro de 2014.

Com duas apresentações, no sábado, 14, e no domingo, 15, a peça foi encenada por 14 alunos do curso de teatro adulto, que tem o ator Ayrton Rebello como professor. Tendo como cenário um bar, a peça mostrou ao público diversos esquetes sobre temas do cotidiano, adaptados a partir de textos de autores conhecidos como Artur Azevedo, Karl Valentin e até mesmo Jararaca e Ratinho, entre outros.

Estiveram no elenco os alunos: Débora Quinteiro, Denise Pimentel, José Rodrigues Junior, Jéssica Farias, Josiana Nogueira, Maria Augusta Seiblitz, Maura Ferreira, Rosely Gomes, Vand Silva, Giulia Ramos, Lucas Pereira, Andrea Gomes, Ana Bárbara Vilanova e Mylena Nicolai. Direção de Ayrton Rebello.

Ao fim da apresentação, os alunos fizeram uma homenagem especial ao professor Ayrton Rebello, que agradeceu. “Já estava feliz em ver a finalização deste ano de trabalho. Agora, fico ainda mais emocionado ao receber esta homenagem. Só tenho a agradecer, aos meus alunos, que estão de parabéns, ao público e à Secretaria de Cultura por todo o apoio incondicional que recebemos”, comentou.

O público, formado por familiares e convidados, mais uma vez aplaudiu. “Foi lindo. Sou mãe, suspeita pra falar, mas adorei. O curso foi a primeira experiência da minha filha no teatro e ela está se saindo muito bem. Ela era tímida e está se superando. Realmente, os cursos da Cultura oferecem muitos benefícios aos alunos”, comentou Dicreuza de Oliveira Pimentel, que foi assistir a apresentação da filha Denise acompanhada do namorado Lindomar. Ao ver a irmã, o irmão de Denise, David de Oliveira, se interessou pelos cursos. “Gostei muito. Estou pensando em me inscrever para o curso de violão ano que vem”, destacou.

Acompanhado da família, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, prestigiou a apresentação. “Com estas apresentações, encerramos oficialmente as atividades dos cursos gratuitos da Secretaria de Cultura. Tivemos um ano intenso, com muitas atrações, projetos e eventos, agradando a todos os tipos de público. No caso dos cursos, em particular, ver tantos pais e convidados orgulhosos, prestigiando as atividades dos filhos cheios de alegria, é a nossa maior recompensa. Até o ano que vem”, comemora o secretário.

Estação Natal Cultura atrai público
Além da peça, o público também pôde conferir a Estação Natal Cultura, surpresa especialmente preparada pela Secretaria de Cultura para os familiares dos quase 1.000 alunos atendidos gratuitamente pelos cursos. Uma decoração de Natal especial, com mangueiras de led, cortinas de luzes, paineis e ainda um trenzinho, todo decorado com motivos natalinos.

Inspiração do artista plástico e designer gráfico Ricardo Guarilha, a decoração transformou a fachada da Casa de Cultura em uma estação: a Estação Natal Cultura, que vem encantando quem quer que passe pelo local. “Um lindo cenário. Diferente, inovador, maravilhoso. Estava passando de carro e fiz questão de parar para fotografar. Perfeito”, elogiou a professora Eduarda Fonseca. A Estação Natal Cultura, montada na fachada da Casa de Cultura (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), ficará aberta à visitação ao longo de todo o período natalino.

 A Estação Natal Cultura ficará aberta à visitação durante todo o período natalino
 A peça teve a participação do professor Ayrton Rebello e divertiu o público
 A peça teve um bar como cenário
 Ao fim da apresentação, o professor Ayrton Rebello foi homenageado pelos alunos
Os alunos encenaram esquetes abordando temas cotidianos


Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira e Regina Tavares

MinC descentraliza divulgação de ações culturais



O Ministério da Cultura criou um novo canal de comunicação que contará com a colaboração de usuários do Portal do MinC e das Redes Sociais. Por email ou utilizando a hashtag #DivulgaCultura, colaboradores de qualquer região do Brasil poderão compartilhar, divulgar e informar sobre os eventos culturais de sua cidade.

Iniciativa visa engajar os usuários do sistema MinC, descentralizando o formato de divulgação das ações culturais. A ferramenta de comunicação está disponível para jornalistas, assessores de comunicação, sociedade civil e colaboradores digitais que desejam divulgar os acontecimentos da sua região.

O novo canal de comunicação vai permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação. O MinC está recebendo informações sobre exposições, shows; projetos de circo, dança e teatro; espetáculos, oficinas, movimentos populares e muito mais.

Envie sua sugestão de pauta, release ou banner do evento para o e-mail divulgacultura@cultura.gov.br. É possível também contribuir utilizando a hashtag #DivulgaCultura no Facebook ou Twitter.

Procure pelas marcas: Ministério da Cultura; Lei de Incentivo a Cultura; Fundo Nacional da Cultura; Agência Nacional do Cinema (Ancine); Fundação Casa de Rui Barbosa; Fundação Nacional de Artes (Funarte); Fundação Cultural Palmares; Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e Fundação da Biblioteca Nacional (FBN).

Texto: Wilker Leal, estagiário
Edição: Ascom/MinC

 

#Verão Cemec


Quando: 
10/01/14 - 24/02/14
Horário: 
Das 09h às 17h e das 19h30 às 22h30
Carga horária: 
144 horas

Nos meses de janeiro e fevereiro, o Cemec promove uma programação completa para a formação do novo profissional do setor cultural. O #Verão Cemec, apresentado pelo site Cultura e Mercado, é um programa único que reúne 12 cursos, em uma programação intensiva, com 144 horas/aula, pensada para encurtar os caminhos do profissional de cultura para a nova realidade de mercado, propiciando a conexão ativa com outros profissionais de todo o Brasil.
O corpo docente inclui gestores, pesquisadores, profissionais do mercado da cultura e entretenimento e professores de universidades e instituições culturais brasileiras. Entre os conteúdos abordados, estão: projetos culturais, lei rouanet, proac, gestão, produção, mercado, patrocínio, marketing, economia criativa, fontes de financiamento, captação de recursos e prestação de contas. Os módulos são complementares, mas podem ser realizados de forma independente.

Programa

11 e 12 de Janeiro | Jornada Projetos Culturais
Com Nany Semicek, Minom Pinho, Kluk Neto.
Programação completa aqui.

13 a 16 de Janeiro | Jornada Lei Rouanet
Com Minom Pinho, Camila Alves, Felipe de Souza, Aline Akemi.
Programação completa aqui.

18 e 19 de Janeiro | Jornada Proac
Com André Sturm (a confirmar), Camila Alves, Felipe de Souza, Aline Akemi.
Programação completa aqui.

20 a 23 de Janeiro | Gestão Cultural
Com Cláudia Taddei e Veridiana Aleixo.
Programação completa aqui.

25 e 26 de Janeiro | Mercado Cultural
Com Leonardo Brant
Programação completa aqui.

27 a 30 de Janeiro | Produção Cultural
Com Isaíra Maria Garcia
Programação completa aqui.

31 de Janeiro e 1 de Fevereiro | Patrocínio, Marca e Reputação
Com Eliane Costa
Programação completa aqui.

8 e 9 de Fevereiro | Economia Criativa e Cidades Criativas
Com Ana Carla Fonseca
Programação completa aqui.

15 e 16 de Fevereiro | Fontes de Financiamento
Com Minom Pinho
Programação completa aqui.

17 a 20 de Fevereiro | Captação de Recursos
Com Gui Afif.
Programação completa aqui.

22 e 23 de Fevereiro | Marketing Cultural
Com Piatã Kignel
Programação completa aqui.

24 e 25 de Fevereiro | Prestação de Contas
Com Melissa de Mendonça Moreira e Sirlene Ciampi
Programação completa aqui.

Local

Cemec: Rua Prof. Frontino Guimarães, 302 - Vila Mariana - São Paulo (SP).
* próximo ao metrô Vila Mariana


Inscrição

Valor do Investimento: 
  • 1 curso = R$ 594
  • 2 cursos = R$ 507 por curso (R$ 1.014 total)
  • 4 cursos = R$ 481 por curso (R$ 1.924 total)
  • 6 cursos = R$ 474 por curso (R$ 2.844 total)
  • 8 cursos = R$ 450,50 por curso (R$ 3.604 total)
  • 12 cursos = R$ 400 por curso (R$ 4.804 total)
* para outros pacotes entrar em contato com atendimento.
Formas de pagamento via PagSeguro:
  • À vista no boleto bancário ou débito online em conta.
  • Parcelado em até três vezes sem juros nos cartões de crédito.
Vagas limitadas:
  • 26 alunos por curso
  • Certificado de conclusão.

Mais Informações

11 5082-2111 | atendimento@redecemec.com

 

 

 

Comunicado aos participantes da Capacitação em gestão cultural



O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), comunica os critérios utilizados na seleção do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos referentes à primeira e segunda etapas do segundo ciclo do programa.

1. A primeira etapa, assim como os primeiros módulos dos cursos da segunda etapa, são auto-instrucionais. Por esse motivo, as inscrições foram abertas a qualquer interessado, em qualquer região do país.

2. A segunda etapa (fase avançada) compõe-se de curso a distância com tutoria, composto de dois módulos: Gestão de Empreendimentos Criativos (35 horas/aula) e Elaboração e gestão de projetos culturais (60 horas/aula). Os participantes correspondem os alunos aprovados na 1ª Etapa, priorizando aqueles oriundos de localidades a serem atendidas por esta edição do Programa.

3. Os módulos com tutoria e as oficinas presenciais são remunerados pelo Ministério da Cultura por aluno, o que aumenta os custos destes cursos e, por consequência, limita o número de vagas. Como o número de alunos foi muito superior ao de vagas ofertadas por disciplina, a seleção ocorreu a partir de critérios disponibilizados no regulamento próprio da 2ª etapa, publicado no site do Programa de Capacitação, que estabelece que nem todos os participantes podem avançar para o módulo tutorado.

4. Os critérios adicionais utilizados na seleção do módulo II do curso de Elaboração e Gestão de Projetos foram publicados em regulamento específico no site do Programa de Capacitação.

5. Alcançar a nota mínima é condição para a aprovação em cada etapa, garantindo o certificado de conclusão, mas não suficiente. Por esse motivo nem todos os aprovados avançam para a próxima etapa. As notas não entram como critério de seleção, já que não é objetivo do curso reprovar os alunos e, por esse motivo, cada aluno possui três chances de realizar a prova e a grande maioria (80 - 90%) a finalizou com a nota máxima.

Texto e edição: Ascom/MinC

 

 

5º CINEfoot tem inscrições abertas para mostra competitiva

Festival recebe até o dia 17 de fevereiro inscrições de filmes que tenham o futebol como tema central

Estão abertas até o dia 17 de fevereiro as inscrições para o 5º Festival de Cinema de Futebol – CINEfoot, que acontece entre os dias 22 e 27 de maio na cidade do Rio de Janeiro, e entre 29 de maio e 3 de junho na cidade de São Paulo. O evento, de caráter internacional, busca promover a difusão, a reflexão e a valorização da cinematografia sobre o futebol. Além das mostras competitivas de longas e curtas-metragens, o festival ainda oferece mostras especiais, debates, oficinas, concursos de vídeos, entre outros.
 
Interessados podem inscrever curtas, médias e longas-metragens que tenham o futebol como tema central. As inscrições são gratuitas e o CINEfoot aceita filmes de qualquer nacionalidade, gênero, realizados em qualquer suporte e ano de produção, sem limite de filmes inscritos por pessoa. A ficha de inscrição está disponível no site oficial do festival CINEfoot, e pode ser enviada por via postal, juntamente com duas cópias em DVD da obra inscrita, ou pelo próprio site, juntamente com um link do filme para download. Para detalhes sobre o processo de inscrição, leia o regulamento completo.
 
Os filmes participam da mostra competitiva em duas categorias: Internacional de Curta-metragem (filmes de até 30 minutos) e Internacional de Longa-metragem. Os melhores em cada categoria, definidos por voto popular, receberão a taça CINEfoot. Para mais informações, acesse o site oficial do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol.

 

 

 

Ministra recebe maestros para discutir ensino de música



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebe nesta quarta-feira, 18, às 13h20, os maestros Arthur Barbosa, Carlos Moreno, Claudio Cohen, Eliseu Ferreira, Ricardo Castro, Carlos Lima, Amilson Godoy, Roberto Duarte e o produtor musical Lenir Boldrin para discutir a metodologia do ensino de música nos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados). 


Os maestros e o produtor musical estiveram na Venezuela, em novembro, pesquisando o trabalho desenvolvido pelo Sistema de Orquestras e Coros Juvenis, política pública que ficou mundialmente conhecida como El Sistema. Hoje, são atendidos 400 mil crianças e jovens. A meta do El Sistema é atingir 1 milhão.

No Brasil, observando a experiência do El Sistema e outras práticas bem-sucedidas de ensino coletivo de música, o Ministério da Cultura (MinC) vai implantar um programa para atender populações assistidas pelos CEUs. No momento, o MinC está definindo desde como trabalhar a inclusão social pela música, quanto os instrumentos que vai comprar e encaminhar aos primeiros projetos que serão desenvolvidos no país.


Foto: Montserrat Bevilaqua

Edição: Ascom/MinC



Cultura como eixo de desenvolvimento


Foto: Norman B. Leventhal Map Center at the BPA pluralidade da identidade cultural é a chave para o progresso humano. Esta foi a essência do discurso do Prêmio Nobel Amartya Sen durante a primeira edição do Fórum Mundial de Cultura (WCF, na sigla em inglês), que aconteceu em Bali, na Indonésia, entre os dias 24 e 27 de novembro.
O evento foi o primeiro de uma série de fóruns internacionais que a região deve sediar com o objetivo de criar um espaço permanente para questionar ideias estabelecidas e identificar soluções para incorporar a cultura como parte do desenvolvimento sustentável. O fórum reacende debate levantado pelo Relatório de Economia Criativa da ONU, que apresenta a dimensão do impulso que as indústrias culturais e criativas dão à economia global.
O WFC quer ajudar a moldar a próxima fase estratégica antes que os Objetivos do Milênio da ONU expirem em 2015 e garantir que o papel da cultura seja plenamente reconhecido no futuro. O encontro reuniu 1.360 delegados e artistas de 67 países, 12 ministros da Cultura, embaixadores e representantes nacionais, que participaram nas discussões em mesa-redonda ao lado de altas representações ​​políticas, ONGs e profissionais da cultura.
Um dos editores da CNN, Fareed Zakaria, reconheceu em seu discurso que a cultura é o elixir do desenvolvimento de um país, mas questionou se o sucesso econômico de uma nação (ou falta de) pode ser atribuído apenas à sua cultura. Alguns traços culturais podem abrir o caminho para o desenvolvimento econômico, ele admitiu.
Mas um desafio comum para as nações em desenvolvimento é se modernizar mantendo a própria cultura sem tornarem-se cópias baratas de países ocidentais. “Tenho pena do antropólogo”, disse Zakaria. “Não há nativos para estudo porque todos eles estão bebendo Starbucks.”
A Comissão Brundtland (cuja missão é reunir países rumo ao desenvolvimento sustentável) apresentou suas três dimensões principais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental. Mas a cultura deve ser estabelecida como o quarto pilar, afirmou Jordi Pascual, coordenador da Agenda 21 da Cultura, que está fazendo lobby para que o setor seja colocado no centro do desenvolvimento nacional e internacional.
Os painéis, com oradores diversificados, mostraram a importância da cultura para uma sociedade civil e democrática. Yenny Rahmayati apresentou a história do movimento de patrimônio cultural na região de Aceh, na Indonésia, após o tsunami em 2004. Os slides ilustraram os danos ao patrimônio local e acompanharam a reabilitação e reconstrução, que surgiu de forma independente do governo local – um verdadeiro testemunho do empoderamento conduzido pelo voluntariado.
Mark Miller, organizador do Tate Britain e de programas para jovens da Tate Modern, também compartilhou sua experiência no “Circuit”, um projeto colaborativo que oferece oportunidades para os jovens conduzirem sua própria aprendizagem e criarem atividades em todas as áreas artísticas.
O fórum culminou na assinatura de um documento, Promessa Bali, declaração de ações propostas durante as mesas-redondas. Entre as 10 recomendações finais vigoraram: apoiar a liderança de jovens que buscam realizar empreendimentos culturais, defender a integração do setor e desenvolver parcerias entre os setores público e privado.
A promessa Bali foi inserida na legislação da Indonésia e será obrigatório para os próximos governos desenvolvê-la para um conjunto de objetivos e políticas concretos e programas usando uma abordagem baseada em evidências. Como Estado membro das Nações Unidas, a Indonésia tem a intenção de ser referência em liderança cultural usando a Promessa Bali como alavanca para influenciar a formulação das Metas  Sustentáveis​​ do Milênio.
Enquanto isso, os organizadores esperam que a WCF torne-se parte da agenda global transformando cultura em desenvolvimento, em algo parecido com o que Davos, na Suíça, tem representado em impacto para as políticas globais, e como o Rio+20 , no Rio de janeiro, influencia a agenda de desenvolvimento sustentável.
A próxima conferência está agendada para 2016 em Bali. Enquanto isso, um projeto online está indo ao ar para condensar e distribuir informações atuais e futuras relacionadas à cultura e a agenda de desenvolvimento pós-2015 para ajudar o setor cultural global a comunicar seu trabalho para um público maior.
*Yasmin Khan, autora deste artigo, é curadora independente, produtora e consultora cultural.
**Publicado originalmente no site Culture Professional Network do jornal britânico The Guardian.



Funarte: R$ 5 milhões para ocupação de espaços cênicos


A Fundação Nacional de Artes – Funarte abriu nesta segunda-feira (16/12) inscrições para a ocupação de seus espaços cênicos, nas áreas de teatro, dança e circo.
Os editais, publicados nesta sexta-feira, 13 de dezembro, do Diário Oficial da União, são destinados aos teatros Dulcina, Cacilda Becker, Duse e Glauce Rocha, no Rio de Janeiro; às salas Carlos Miranda e Renée Gumiel e ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo; ao Galpão 3 da Funarte MG e ao Teatro Plínio Marcos, em Brasília. As inscrições terminam no dia 29 de janeiro.
Foto: FunarteO investimento total é de R$ 5.084.000,00, sendo R$ 5 milhões para viabilização dos projetos e R$ 84 mil para despesas administrativas. Os editais estão abertos a companhias, grupos e pessoas jurídicas de todo o território nacional, mas os contemplados na edição anterior de ocupação dos espaços cênicos da Funarte não poderão concorrer a estes editais.
Para os teatros Dulcina, Cacilda Becker e Glauce Rocha, no Rio de Janeiro, haverá dois períodos de quatro meses de ocupação (abril a julho e agosto a novembro). Nesses casos, o proponente precisa optar, no ato da inscrição, por um deles. Para os demais espaços, o período é único, chegando a sete ou oito meses.
Para saber mais sobre cada edital e os processos de inscrição, clique aqui.
*Com informações do site da Funarte





Espetáculo Os Zéz e Cia Dançarte Divertem e Emocionam Público na Casa de Cultura



Além das apresentações dos quase 1.000 alunos que integram os cursos gratuitos da Secretaria Municipal de Cultura, também fizeram grande sucesso durante o fim de semana duas atrações que tiveram participação especial na festa de encerramento de ano. No sábado, 7, o segundo show do projeto Os Zéz reuniu grande público na área externa da Casa de Cultura. E no domingo, 8, o espetáculo Nossa História, da Dançarte Cia de Dança, encantou a plateia.

Em sua segunda apresentação em Teresópolis, Os Zéz voltaram a reunir em uma mesma noite uma grande mistura de ritmos, mostrando ao público o ‘zé’ que existe em cada um de nós. Com organização dos músicos Celso Guimarães e Renata Lima, desta vez o show homenageou músicos locais consagrados, como Arnaldão e Augusto Monteiro, e teve a participação de diversos artistas.

Alcir Passos abriu a noite com clássicos de Tom Jobim e outros mestres da MPB. Mas este foi só o começo. Na levada do samba, passaram pelo palco a cantora Fatima Gaspar, que lembrou o irmão Arnaldo e o líder sul-africano Nelson Mandela; e Beth Morais, que cantou Clara Nunes e Elis Regina. Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Lara e Felipe Naza apresentaram nova roupagem e agradaram a todos com Mulheres, de Martinho da Vila, tendo ainda a parceria de Fernanda Feh.

A banda Blanchez, formada por Rachel Claussen, Hugo Sanchez, Bruno Valardan e Hygor Mouteira, fez um show à parte cantando músicas de autoria da própria banda, como Lembranças e Liberdade. E o ponto alto da noite foi a apresentação dos anfitriões, Celso Guimarães e Renata Lima, que, ao lado de outros artistas, interpretaram ‘Os olhos de raio x’, de Lenine, ‘Volte para o seu lar’, de Arnaldo Antunes, e ‘O rap dos Zéz’, de autoria do grupo.

Ao fim da apresentação, Celso e Renata agradeceram. “Foi maravilhoso viver este momento com este público incrível. Ser zé é isso... é poder fazer o que a gente gosta. Espero que esta apresentação sirva de motivação para que as pessoas façam à vida acontecer”, comentou Renata Lima. “Só temos a agradecer a Secretaria de Cultura pelo grande apoio que recebemos e sem o qual não estaríamos aqui. A parceria foi perfeita. Que venham muitos outros shows como este. Afinal, somos todos zés. Até breve”, enalteceu Celso.

Participaram ainda do projeto Os Zéz os artistas Spencer, Miguel Bezerra e o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, além dos alunos do curso de dança de salão, que realizaram exibições de dança durante o show, com orientação do professor Marcos Ferreira.

Já na noite de domingo, 8, foi a vez da tenda externa da Casa de Cultura ser palco para o espetáculo ‘Nossa História’, encenado pelo grupo Dançarte Cia de Dança. Com a participação de bailarinos da companhia, desde os mais jovens até os profissionais, o espetáculo simplesmente encantou a plateia mostrando ao público diversas coreografias inesquecíveis, que marcaram os 20 anos de história da companhia, dirigida pela coreógrafa Hebe Otto. Repertório e figurino impecáveis fizeram parte da produção, que ainda é uma prévia do espetáculo final preparado pela companhia para 2013.

Ainda no fim de semana, foi grande a movimentação também nas dependências internas da Casa de Cultura, onde foi realizado o espetáculo ‘Quebra Nozes em circus’, marcando o encerramento do curso de balé da Escola Grandini. Cerca de 50 bailarinas, alunas da escola, se apresentaram para os pais, sob o comando dos professores Ryan Alves e Paula Fonseca.

“A Casa de Cultura é um espaço democrático, aberto a todos os artistas e o que se viu neste fim de semana foi mais um exemplo deste aproveitamento positivo. Tivemos inúmeras atrações culturais, que movimentaram toda a Casa de Cultura e seu entorno, garantindo momentos de emoção e satisfação para artistas e público. Ano que vem tem mais”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira












Teresópolis na III Conferência Nacional de Cultura
Estado do Rio conquista 60% de suas demandas

        Realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília, a III Conferência Nacional de Cultura (CNC) reuniu mais de 1.500 pessoas, entre gestores públicos e convidados de todo o país, para discutir e definir políticas públicas para a área cultural. O Estado do Rio de Janeiro, que esteve presente através de 46 delegados, saiu vitoriosa e conquistou cerca de 60% de suas demandas.
           Todas as regiões do país enviaram representantes para a conferência. Foram 1.537 participantes, sendo 9% da Região Norte 9%, 31% do Nordeste, 22% do Sudeste, 12% do Sul e 21% representantes da Região Centro Oeste. Composta pelo maior número de integrantes, a delegação fluminense foi presidida por Nara Zeitune, que é Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura e foi a representante de Teresópolis no evento e, consequentemente, da Região Serrana.
            Durante a conferência, que teve representação de quase três mil municípios, foram discutidas as políticas culturais que vão nortear o Brasil nos próximos anos. Tendo como tema central "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", a III Conferência Nacional de Cultura contou com quatro eixos de discussão: Implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o País; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.
           De todas as delegações, o Estado do Rio foi o que teve maior número de representantes e, com isso, acabou garantindo um percentual maior de conquistas. Para se ter uma ideia, o Rio de Janeiro conseguiu aprovar 60% das propostas levadas pela delegação e apresentadas durante a Conferência Nacional.
         Entre as propostas aprovadas estão a solicitação de aprovação pelo Congresso da PEC 150, que destina à cultura 2% da receita da União; 1,5% da receita dos estados e do Distrito Federal; e o mínimo de 1% nos municípios; além da busca para que pelo menos 10% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal sejam destinados à Cultura. Da mesma forma, também foram aprovadas a solicitação urgente de regulamentação do Sistema Nacional de Cultura; o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura, como principal mecanismo de financiamento público da cultura; e o investimento em cursos de capacitação.
      E ainda: a implementação efetiva do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural e do “Programa Mais Cultura nas Escolas”; a ampliação da política de editais, de forma diversificada e democrática; o fomento ao reconhecimento de mestres e mestras das culturas populares e tradicionais; e a criação e/ou revitalização de equipamentos culturais multiuso nos municípios de pequeno e médio porte.  A valorização da Economia Criativa local e a instituição de rotas e roteiros de turismo cultural, aproveitando a produção artística local e regional, também foram propostas aprovadas, entre outras.
“Desde que assumimos pela primeira vez a gestão cultural em Teresópolis, participamos ativamente deste amplo processo democrático que envolve a cultura no país. Sempre realizamos nossas conferências e estivemos em contato constante com a Secretaria de Estado de Cultura e até mesmo o MinC, com o objetivo de contribuir para uma política pública eficiente para todos nós. Agora, é hora de colher os resultados. Com certeza, as conquistas obtidas pela delegação fluminense trarão benefícios também para a Região Serrana e o nosso município”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.









Fim de semana de apresentações dos cursos gratuitos da Cultura

Fachada da Casa de Cultura se transforma em estação de Natal


Aberta na última segunda-feira, 2, prossegue neste fim de semana, com muitas atrações, a temporada de encerramento de ano dos cursos gratuitos da Secretaria de Cultura. As apresentações acontecem nas dependências internas e externas da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras) e incluem números de teatro, jazz, balé, teclado, violão, coral, canto, caratê, circo e dança de rua, além de uma exposição de artes visuais. Vale ainda uma passadinha pela Estação Natal Cultura, montada na fachada da Casa de Cultura especialmente para a ocasião. Tudo com entrada franca.

“Mais do que apresentações artísticas, a temporada de encerramento mostra aos familiares e amigos o resultado de um ano inteiro de trabalho e aprendizado. Para os alunos, a alegria de mostrar sua evolução. Para os pais e amigos, o orgulho e a satisfação, reforçando a confiança depositada no nosso trabalho. Para nós da secretaria, e principalmente para os professores, fica a certeza do dever cumprido com muita dedicação e seriedade”, festeja o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
           
As apresentações começaram na última segunda-feira, 2, com os alunos do curso de teatro infantil. Orientados pela professora Jeanette Albuquerque, cerca de 60 alunos se apresentaram, entre segunda e terça-feira, 3, encenando dois espetáculos: A princesa diferente e Dona Sorte.

A primeira é uma adaptação do livro Procurando Firme, de Ruth Rocha. Uma sátira dos contos de fada que leva à reflexão sobre os papeis masculinos e femininos através dos tempos. Já a segunda peça é adaptação de um conto popular que retrata a sorte como uma personagem que deve ser notada e cuidada dia a dia.  Com a utilização de figurino alegre e detalhado e músicas do cancioneiro popular infantil, as crianças encantaram os muitos pais e convidados presentes.

Na quinta-feira, 5 de dezembro, a programação continuou com a apresentação das alunas de balé da professora Rafaela Ribeiro, no fim de tarde. Em apresentação inovadora, as bailarinas mostraram divertido figurino e coreografias que homenagearam sete grandes artistas da música popular brasileira: Cartola, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Carmem Miranda, Cazuza e Renato Russo. A apresentação teve ainda a participação especial do artista Ivo Bernardo e encantou a plateia que simplesmente lotou o teatro da Casa de Cultura.

Logo depois, foi aberta na galeria da casa a exposição de artes visuais e artesanato. Na mostra, o público pôde conferir o resultado dos trabalhos feitos pelos alunos dos cursos de desenho e pintura, orientados por Ricardo Guarilha e Liliane Xavier; cerâmica, sob a orientação de Andréa Sant’Anna; e artesanato, comandado por Silvana do Valle.

Ainda na quinta, foram realizadas as primeiras apresentações de encerramento dos cursos de música. No teatro da Casa de Cultura, os alunos de teclado e violão, cursos ministrados pelos professores Luiz Claudio, Rosângela Xavier e Gleidson Lidioli, encantaram e divertiram o público, apresentando sucessos nacionais e internacionais, como ‘Tempos Modernos’ e ‘Yesterday’. À noite, tiveram também a apresentação de alunos do curso de canto e do Coro Municipal, ambos orientados por Douglas Clemente.

Nesta sexta, 6, a programação prosseguiu com mais números musicais, desta vez já utilizando também as dependências externas. Para atender de forma confortável os muitos convidados e familiares, a Secretaria de Cultura montou duas tendas e palco nos jardins da Casa de Cultura. E foi ali que se apresentaram os alunos dos cursos de violão e canto, ministrados pelos professores Jorge Elias, Marcos André, Geremias Cruz e Célia Seabra. A noite teve ainda a apresentação de duas peças de teatro, ‘A História dos Três Reis Magos’ e ‘Jovens no divã’, encenadas pelas turmas de teatro adulto e teatro adolescente, sob a orientação do professor Adriano Ramires.

Orgulhosos, os pais se mostraram satisfeitos com as apresentações. “Vim assistir meu filho, que cursa violão e guitarra, e adorei. Acho maravilhosa esta iniciativa, a cidade precisa. Eu prefiro mil vezes meu filho aprendendo guitarra do que somente sentado em frente do computador. Mas, não adianta tentar afastar os filhos destes itens se não tivermos alguma atividade interessante para oferecer em troca. E cursos particulares são muitos caros... E é aí que entra a Secretaria de Cultura. Os cursos oferecem atividades saudáveis para ocupar o tempo das nossas crianças e adolescentes. Perfeito”, elogiou a designer Kate Martinez.

A temporada de encerramento segue ainda neste sábado e domingo, dias 7 e 8, com apresentações dentro e fora da Casa de Cultura, e no próximo fim de semana, dias 14 e 15.

E, além do palco extra, montado na área externa, a Secretaria de Cultura preparou mais uma surpresa para os familiares dos quase 1.000 alunos atendidos gratuitamente pelos cursos. Uma decoração de Natal especial foi montada pela equipe da secretaria, com mangueiras de led, cortinas de luzes, paineis e ainda um trenzinho, todo decorado com motivos natalinos. Inspiração do artista plástico e designer gráfico Ricardo Guarilha, a decoração transformou a fachada da Casa de Cultura em uma estação: a Estação Natal Cultura.

Confira a programação da temporada de encerramento dos cursos gratuitos da Secretaria de Cultura.

Dia 7 de dezembro
20h – Música (show) – Os Zéz (palco externo)
Participação especial dos alunos do curso de dança de salão

Dia 8 de dezembro (palco externo)
15h – Dança (balé/jazz) – Professora Natália Gonçalves
16h – Caratê – Professora Maria Círia
16h30 – Circo (malabares) – Professor Ivo Bernardo
17h – Dança de rua – Professor Marcelo Cruz
20h30 – Dança (balé) – Cia. Dançarte

Dia 14 de dezembro
20h – Teatro – Professor Ayrton Rebello

Dia 15 de dezembro
19h – Teatro – Professor Ayrton Rebello





















Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira





Jornada Lei Rouanet

Da teoria à prática

Polêmica, combatida por alguns, defendida por outros, a Lei Rouanet é o mais importante mecanismo de financiamento à cultura do país. Despeja mais de um bilhão de reais todos os anos no mercado cultural. Apesar de muito concentrada, faz movimentar cerca de 150 mil empresas culturais no Brasil, segundo dados do Ministério da Cultura. Isso faz com que se torne o motor para o desenvolvimento de negócios criativos e impulsione a produção cultural, sobretudo aquelas mais afeitas a parcerias com o universo corporativo. 
O curso Lei Rouanet não quer discutir as possíveis disfunções e problemas do mecanismo em uma perspectiva de política pública. Quer apresentar o mecanismo como oportunidade de negócios, apresentando sua funcionalidade para produtores e profissionais de cultura a utilizarem da melhor maneira possível, ampliando suas possibilidades de atuação em favor do setor cultural brasileiro.
Coordenação:
O desenvolvimento das indústrias criativas no Brasil nos últimos 20 anos passa pela trajetória profissional de Leonardo Brant. Sua atuação multidisciplinar agrega contribuições como empreendedor, consultor e pesquisador independente.

Programa

13 de Janeiro de 2013
AULA 1 | Histórico  | Minom Pinho | O momento político, cultural e econômico atuas, suas tendências e oportunidades, em contraposição ao cenário vigente no momento de criação e desenvolvimento da Lei Rouanet.

14 de Janeiro de 2013
AULA 2 | Funcionamento da Lei  | Camila Alves | O funcionamento da Lei, suas infinitas possibilidades de enquadramento e uso dentro do texto legal.

15 de Janeiro de 2013
AULA 3 | Salic Web  | Felipe G. de Souza | O sistema de gestão pública de projetos da Lei Rouanet, seu manuseio e funcionalidade. 

16 de Janeiro de 2013
AULA 4 | Fechamento da Produção  | Aline Akemi Freitas |  Como planejar e gerir um projeto cultural de olho na prestação de contas.

Local

Cemec: Rua Prof. Frontino Guimarães, 302 - Vila Mariana - São Paulo (SP).
* próximo ao metrô Vila Mariana

Inscrição

Valor do Investimento: 
  • Até 19 de dezembro de 2013: 3 x R$ 178,00 (cento e setenta e oito reais) = Total: R$ 534,00 
  • A partir de 20 de dezembro de 2013: 3 x R$ 198,00 (cento e noventa e cinco reais) = Total: R$ 594,00

Formas de pagamento:
  • À vista no boleto bancário ou débito online em conta.
  • Parcelado em até três vezes sem juros nos cartões de crédito.

Vagas limitadas:
  • Máximo de 26 alunos em sala.
  • Ambiente propício para networking e geração de negócios colaborativos.
  • Certificado de conclusão.

Mais Informações

11 5082-2111 | atendimento@redecemec.com



Casa de Cultura abre temporada de encerramento de cursos gratuitos


Entre os dias 2 e 15 de dezembro, serão realizadas, nas dependências internas e externas da Casa de Cultura Adolpho Bloch, as apresentações de encerramento de ano dos cursos gratuitos da Secretaria de Cultura. Serão feitas apresentações de diversas modalidades, além de uma exposição de artes visuais. E, no último domingo, 24, uma primeira apresentação de teatro deu o pontapé inicial aos trabalhos, encantando alunos e público.

As primeiras apresentações, dando uma prévia do que será a temporada de encerramento, foram de teatro infantil, encenadas por duas das turmas orientadas pelo professor Adriano Ramires. As apresentações, 'Clara Luz, a fada que tinha ideias' e 'A formiga e a neve', contaram com alegre figurino e cenário e divertiram a plateia.

A temporada de encerramento continua a partir da próxima segunda-feira, 2 de dezembro, com apresentações das turmas de teatro, jazz, balé, teclado, violão, coral, canto, caratê, circo e dança de rua. No mesmo período, será realizada também uma exposição, revelando aos amigos e familiares o resultado dos trabalhos dos cursos de desenho e pintura, cerâmica e artesanato. Para agregar todas as apresentações, além do uso do teatro da casa, um palco extra será montado nas dependências externas da Casa de Cultura, garantindo a visualização dos números e o conforto dos convidados. Entrada franca.

“Mais do que apresentações artísticas, a temporada de encerramento mostra aos familiares e amigos o resultado de um ano inteiro de trabalho e aprendizado. É quase uma prestação de contas... Momentos inesquecíveis para os alunos, que mostram seu desenvolvimento e evolução, e para os orgulhosos pais, reforçando a confiança depositada no nosso trabalho. Para nós, além da grande satisfação, fica a certeza do dever cumprido”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Confira a programação da temporada de encerramento dos cursos gratuitos da Secretaria de Cultura.

Dia 2 de dezembro
18h – Teatro – Professora Jeanette Albuquerque

Dia 3 de dezembro
18h – Teatro – Professora Jeanette Albuquerque

Dia 5 de dezembro
18h – Dança (balé/jazz) – Professora Rafaela Ribeiro (palco externo)
19h – Exposição de Artes Visuais (cerâmica/artesanato/desenho/pintura) – Professores Andréa Sant’Anna, Silvana do Valle, Liliane Xavier e Ricardo Guarilha
20h – Música (teclado/violão/coral) - Professores Luiz Claudio, Rosângela Xavier, Douglas, Marcos André e Gleidson Lidioli

Dia 6 de dezembro
19h – Música (violão/canto) – Professores Jorge Elias, Célia Seabra e Geremias Cruz (palco externo)
20h – Teatro – Professor Adriano Ramires

Dia 7 de dezembro
18h – Música (show) – Os Zéz (palco externo)

Dia 8 de dezembro (palco externo)
16h – Caratê – Professora Maria Círia
16h30 – Circo (malabares) – Professor Ivo Bernardo
17h – Dança de rua – Professor Marcelo Cruz
18h – Dança (balé/jazz) – Professora Natália Gonçalves
20h30 – Dança (balé) – Cia. Dançarte

Dia 14 de dezembro
20h – Teatro – Professor Ayrton Rebello

Dia 15 de dezembro
19h – Teatro – Professor Ayrton Rebello

 Ao fim da apresentação, Adriano Ramires agradeceu a presença dos convidados
  As turmas de teatro infantil encantaram o público

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Regina Tavares




Teresópolis garante presença na III Conferência Nacional de Cultura

 

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, será realizada em Brasília a III Conferência Nacional de Cultura (CNC). E Teresópolis já garantiu sua presença no maior encontro do país para discussão a respeito das políticas culturais que vão nortear o Brasil nos próximos anos. O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, irão ao evento representando o município.

Estima-se que duas mil pessoas, entre delegados e convidados de quase três mil municípios, participem da etapa nacional de discussões. Representando o Estado do Rio de Janeiro estarão presentes 46 delegados, eleitos durante a III Conferência Estadual, em setembro, que terão auxílio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado de Cultura para hospedagem, alimentação e transporte.

A III Conferência Nacional de Cultura terá como tema central "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". As discussões na III CNC estão divididas por temas, distribuídos em quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o País; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento. Entre as propostas a serem discutidas, estão as relacionadas ao alcance, até 2020, das 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). A III CNC também avaliará os resultados da II Conferência Nacional, realizada em 2010, e a implementação dos planos de cultura nos estados e municípios.

A programação da III Conferência Nacional de Cultura inclui abertura oficial, no dia 27, às 19h30, com início das discussões dos eixos e sub-eixos no dia 28 pela manhã. O encerramento será no domingo, 1º de dezembro, com a plenária final, das 9h às 13h, que terá a participação de todos os delegados, definindo as prioridades de cada eixo.

Vale lembrar que, além de representar Teresópolis e ser ainda Coordenadora do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, Nara Zeitune foi especialmente convidada pelo Ministério da Cultura para ser a coordenadora da delegação fluminense no evento.

O processo da Conferência Nacional de Cultura começou em junho com a realização das conferências municipais, territoriais, intermunicipais, setoriais e de conferências livres, envolvendo cerca de três mil municípios. Em Teresópolis, a etapa foi realizada no dia 26 de junho.

“Desde 2009, participamos ativamente deste amplo processo democrático que envolve a cultura no país. Realizamos nossas conferências municipais, estivemos nas estaduais e, mais uma vez, estaremos representados em Brasília durante a III Conferência Nacional de Cultura. Além de contribuir e exercer nosso papel na discussão da gestão cultural, também está entre nossas expectativas a busca de projetos culturais e recursos para o fortalecimento do setor em Teresópolis”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.




Texto: Geórgia Jahara

 

 

I Semana Literária é atração em Teresópolis

 

Entre os dias 28 e 30 de novembro será realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch a I Semana Literária de Teresópolis. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento tem como objetivo a valorização e a exaltação da palavra escrita, reunindo em um mesmo local diferentes entidades e personalidades que têm em comum o gosto ou a vocação para a literatura. Serão três dias com diversas atividades, incluindo visitação à exposição de artes plásticas Arte Lida e a final do Concurso de Sonetos.
“Será um evento totalmente voltado para as palavras, reunindo aqueles que apreciam a escrita e a magia da literatura. Desde já, estão todos convidados. Vai valer a pena”, comenta o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Entre os pontos altos da programação, estão a mostra Arte Lida e a premiação do Concurso de Sonetos. A exposição conta com a participação de 12 artistas plásticos, que fizeram uma aposta diferente. São pinturas, gravuras e colagens, além de uma instalação, inspiradas a partir de textos literários, sejam livros de outros autores ou até mesmo de autoria própria.
Compõem a mostra os artistas: Beth Bilé, Clélia Brito, Eneida Telles, Lydia Haydee, Marcia Tayt-Sohn, Renato Bordini, Ricardo Guarilha, Ruth Bilé, Vagner Queiroz, Vânia Catarina, Vânia Azamor e Vanessa Barini. Cada um levou para o universo plástico elementos extraídos de livros lidos ou escritos, transformando a ficção, o romance, a novela, o conto e a poesia em cor, forma, volume e conceito. Os trabalhos poderão ser vistos até o dia 30.
Já com relação ao Concurso de Sonetos, é grande a expectativa para a final, marcada para o dia 29. O concurso teve grande número de participantes, que terão seus sonetos avaliados entre os dias 21 e 25. Os dez finalistas serão apresentados na noite do dia 29, quando serão conhecidos os vencedores da competição. Na ocasião, será realizada também a entrega da premiação, que inclui filmadora, câmera fotográfica e porta-retratos digitais.
A Semana Literária contará ainda com encontros de academias de letras e uma Noite de Autógrafos e Lançamento de Livros, onde serão promovidos os últimos livros escritos pelos autores: Fernando Mello, Neli Pampillón, Ivanil de Rezende, Delmo Ferreira e Norma Siqueira Freitas, entre outros.
Confira abaixo a programação completa.
I Semana Literária de Teresópolis
Dia 28 de novembro
14h – Palestra ‘A arte de contar histórias’, promovida pela Secretaria de Educação
19h – Palestra ‘A estratégia mental no jogo da vida’, promovida pela Fundação Logosófica
20h – Visitação à Exposição Arte Lida
20h30 – Lançamento de Livros e Noite de Autógrafos

Dia 29 de novembro
20h – Final do Concurso de Sonetos da Cultura

Dia 30 de novembro
20h – Encontro de Academias
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch
(Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras)

 

 

 

Cultura e Mercado lança cursos de verão

Nos meses de janeiro e fevereiro, o Cemec promove uma programação completa para a formação do novo profissional do setor cultural. O #VerãoCemec, apresentado por Cultura e Mercado, reúne 12 cursos em uma programação intensiva, com 144 horas, tendo como objetivo encurtar os caminhos do profissional de cultura para a nova realidade de mercado.
Foto: Liam Moloney
“É uma oportunidade de formação única para os profissionais da cultura. A ideia é oferecer a possibilidade de montar a sua programação com temas e módulos diversos que abrangem os principais pontos do mercado, da elaboração de um projeto à prestação de contas, passando por captação de recursos, patrocínio, entre outros”, explica a diretora executiva do Cemec, Alice Coutinho.

Os módulos são complementares, mas podem ser realizados de forma independente. O corpo docente inclui gestores, pesquisadores, profissionais do mercado da cultura e entretenimento e professores de universidades e instituições culturais brasileiras.
Nos dias 11 e 12 de janeiro, Nany Semicek, Minom Pinho, Kluk Neto apresentam a Jornada Projetos Culturais. Serão abordados: elaboração de projetos, fontes de financiamento, marketing e gestão de projetos.
De 13 a 16 de janeiro, a Jornada Lei Rouanet reunirá Minom Pinho, Camila Alves, Felipe de Souza e Aline Akemi, sob coordenação de Leonardo Brant, para falar sobre histórico e funcionamento da Lei, SalicWeb e prestação de contas.
Já nos dias 18 e 19 de janeiro, acontece a Jornada Proac, que além dos itens abordados no curso sobre a lei federal de incentivo à cultura, trará um módulo para discutir os sete anos da lei e o que ela representa no momento político, cultural e econômico atuais, as tendências e oportunidades.
Gestão Cultural será o tema do curso de 20 a 23 de janeiro, com Cláudia Taddei. E nos dias 25 e 26, Leonardo Brant apresenta Mercado Cultural, traçando tendências e oportunidades, planejamento estratégico e modelos de negócios.
Isaira Maria Garcia de Oliveira será responsável pelo curso Produção Cultural, que acontece de 27 a 30 de janeiro. Ela vai apresentar um panorama do entretenimento no Brasil, conceitos de produção e logística, aspectos legais, questões jurídicas, impostos e entidades envolvidas e pós produção.
Já Eliane Costa, ex-gerente de patrocínios da Petrobras, volta com Patrocínio, Marca e Reputação, destinado a profissionais do mundo corporativo que desejam uma compreensão ampliada sobre as potencialidades dessa ferramenta.
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, Ana Carla Fonseca traz seu curso Economia Criativa e Cidades Criativas, que tem como objetivos explicar como a criatividade passa a ser entendida como ativo econômico e eixo de desenvolvimento urbano; perceber como a economia criativa pode favorecer a visão de cultura como investimento; ampliar o horizonte de entendimento das transformações em curso em várias cidades e países; e situar o aluno no novo quadro de discusões econômicas, sociais, culturais e geopolíticas globais.
Marketing Cultural será o tema do curso que acontece de 10 a 13 de fevereiro, e Prestação de Contas no dia 22 de fevereiro. Nos dias 15 e 16, Minom Pinho apresenta Fontes de Financiamento e, de 17 a 20, Gui Afif recebe mais uma turma para estudar Captação de Recursos.
Clique aqui para saber mais sobre o #VerãoCemec e consultar os pacotes promocionais para inscrições.






Últimos dias de inscrições para concurso de poesias da Cultura

Atenção! Terminam dia 7 de novembro as inscrições para o Concurso de Sonetos da Cultura. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a iniciativa tem como objetivo estimular e divulgar a produção poética construída em língua portuguesa, com ênfase principalmente entre os adolescentes, alunos das escolas teresopolitanas. O concurso homenageia o poeta e músico Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013. A grande final será realizada no dia 29 de novembro, quando serão entregues as premiações, integrando a I Semana Literária de Teresópolis.

“O Concurso de Sonetos tem a proposta de descobrir e incentivar os poetas, partindo do princípio de que, também para a literatura, residem inúmeros talentos em Teresópolis. Já temos inscritos um bom número de candidatos, mas, quanto mais talentos o concurso revelar, melhor. Participem! E lembrem-se: são os últimos dias de inscrições”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Qualquer pessoa que escreva poesias em língua portuguesa pode participar do concurso. Contudo, só valerão sonetos com formação clássica, ou seja, dois quartetos e dois tercetos. Cada participante pode inscrever até três poemas, com temática livre, em forma de soneto e assinado com pseudônimo, desde que sejam inéditos e obrigatoriamente de sua autoria.

As inscrições vão até o próximo dia 7, podendo ser feitas das 9h às 18h, em uma das três unidades da Secretaria de Cultura: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro) e Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto).

No ato da inscrição, o participante deverá entregar dois envelopes: 1 – um envelope lacrado, identificado apenas com o pseudônimo do participante e o nome do concurso, contendo a ficha de inscrição devidamente preenchida com os dados biográficos do autor e uma foto; 2 – um envelope identificado apenas com o pseudônimo e o nome do concurso, contendo cinco cópias de cada soneto participante.

As inscrições podem ainda ser feitas via Correios, seguindo o mesmo procedimento e tendo como destinatário a Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro – CEP: 25.953-190). Contudo, é imprescindível que o material seja recebido no destino final até o dia 7. A ficha de inscrição pode ser retirada via internet, através do site da Secretaria de Cultura de Teresópolis:www.culturateresopolis.com

Avaliação e premiação
Todos os sonetos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco artistas atuantes no meio cultural e artístico de Teresópolis, tendo como critérios originalidade, beleza, qualidade literária e/ou poética. Entre os dias 21 e 25 de novembro, serão selecionados pela comissão julgadora os melhores sonetos e, no dia 25, serão divulgados os 10 sonetos finalistas do concurso.

Na grande final, dia 29 de novembro, às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, os 10 poemas finalistas serão devidamente declamados por intérpretes. E, por fim, serão conhecidos os três primeiros colocados e ainda o melhor intérprete.

Os vencedores serão agraciados com a seguinte premiação: 1º lugar – uma filmadora Full HD 14MP Zoom 8x; 2º lugar – uma câmera fotográfica 14,2MP Zoom 5x; 3º lugar – um porta-retratos digital 7”. O melhor intérprete também ganhará um porta-retratos digital 7” e os demais finalistas, do 4º ao 10º lugar, receberão um pendrive de 8GB.

Após a conclusão do concurso, a Secretaria de Cultura promoverá a publicação de uma antologia com os melhores sonetos do concurso, incluindo foto e biografia dos autores, que receberão ainda certificado de participação.

Além da ficha de inscrição, o regulamento do Concurso de Sonetos da Cultura também está disponível para o público na internet, através do site da Secretaria de Cultura de Teresópolis: www.culturateresopolis.com.






ENTRADA FRANCA NO MUSEU IMPERIAL DE 

PETRÓPOLIS


Na próxima terça-feira, 5 de novembro, o Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis (RJ), oferecerá entrada gratuita a todos os visitantes, em homenagem ao Dia Nacional da Cultura. A visitação ocorrerá no horário normal, das 11h às 18h.






Foto: Keetr (http://bit.ly/1bGWFK4)







3ª Conferência Nacional de Cultura



O Ministério da Cultura abriu processo para seleção de pessoas e entidades interessadas em participar da 3ª Conferência Nacional de Cultura na condição de observadores. A data limite para o cadastramento é 05 de novembro. Ressaltamos que as despesas decorrentes de transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação deverão ser custeadas pelo próprio participante. 

A etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Cultura será realizada em Brasília, de 27 a 1º de dezembro de 2013 e reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo.






Imagem: Divulgação



VALE CULTURA


Você sabia que no final de 2012, o país contabilizava 2.517 salas de cinema, um crescimento de 19,3% em relação a 2009? Em 2013 o Vale-Cultura ajudará essas salas a ficarem cheias em suas sessões. São R$ 50 por mês para trabalhadores de carteira assinada aproveitarem as telonas em todo o país. Já cutucou seu empregador para aderir ao programa? Saiba como em http://bit.ly/17t0Vwh

Vale-Cultura. Vale por um mundo de cultura!

Dados: ANCINE - Agência Nacional do Cinema





História das feiras agropecuárias desperta interesse da população na 30ª Feport


Exposta no estande da Cultura durante os cinco dias da 30ª Feira do Produtor Rural de Teresópolis, a Exposição ‘Feport -158 anos de história’, montada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, no Parque de Exposições, em Albuquerque, rendeu resultados positivos. Muitos dos visitantes que estiveram no evento fizeram questão de passar pelo estande e olhar de perto a mostra, que contou a história das feiras agropecuárias no município. E não faltaram elogios.

Montada logo na entrada do parque, a exposição foi composta por 10 paineis, resultado de pesquisa realizada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, com apoio da equipe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura. São textos e imagens que narram a história das feiras agropecuárias de Teresópolis desde sua origem, em 1855, até os dias de hoje, com destaque para a Feport e sua evolução.

Além das informações históricas, a exposição também aborda os prefeitos e demais autoridades responsáveis pela festa ao longo dos últimos 30 anos, e ainda, fotografias das últimas edições, com a ampla estrutura atual e grandes shows. Fora os paineis, também foi montado dentro do estande da Cultura um display eletrônico, onde foram expostas, em sistema de slides, diversas outras imagens da feira.

Expositor do ramo de alimentação, Alexsandro Barbosa deu uma fugidinha de seu ponto para prestigiar o trabalho. “Muito legal este trabalho. Recapitula as festas, mostra diversas fases, diferentes momentos e enriquece o evento. Desperta mesmo a nossa curiosidade”, comentou.

O casal Robson Freiman e Monica Rodrigues também aprovou e ainda aposta na exposição como um incentivo. “É um trabalho bem interessante por narrar como eram as feiras antigamente. Mas, ao mesmo tempo, nos permite ver que o evento, embora tenha crescido muito, perdeu parte do seu foco. Nesta exposição, vemos legumes, por exemplo, que não temos mais aqui na feira hoje. Por isso mesmo, achei esta mostra muito importante e, em minha opinião, vale muito até como incentivo para que a festa volte a valorizar mais o produtor rural”, avaliou Robson.

Estudante de história, Juliana de Andrade não só viu como fez até registros fotográficos da exposição. “Vim à Feport para passear. Mas, quando me deparei com este estande, fiquei encantada. Por acaso, estou realizando uma pesquisa sobre a história de Teresópolis para um trabalho da faculdade. E ver todas estas informações aqui foi incrível. Além de aprender, a exposição também vai me ajudar. Perfeito”, elogiou.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a exposição cumpriu seu objetivo com sucesso. “Foi a primeira vez que a história das feiras agropecuárias, inclusive da própria Feport, foi mostrada na festa. E considero o resultado muito positivo. Recebemos muitos visitantes ao longo dos cinco dias. Pessoas que passaram e realmente se interessaram em visitar o estande. Através da exposição, a Secretaria de Cultura agregou valor à Feport, fortalecendo um de seus pilares: a produção rural e a valorização dos agricultores de Teresópolis”, comemorou, lembrando que, agora, com o término do evento, escolas e instituições já estão encaminhando pedidos à Cultura, solicitando que a mostra seja levada a diversos pontos de forma itinerante.


Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira








Mostra Tiradentes e CINEOP têm inscrições abertas para 2014

As inscrições são gratuitas e, novamente, unificadas para as duas mostras, que acontecem em Minas Gerais



Estão abertas as inscrições para dois dos três festivais do programa Cinema Sem Fronteiras: a 17ª Mostra Tiradentes, que acontece entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro, na cidade histórica mineira, e a 9ª CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, prevista para o período entre 28 de maio e 2 de junho de 2014. O processo de inscrição, como nos anos anteriores, é gratuito e unificado para os dois eventos.

As inscrições podem ser realizadas pelo siteUniversoproducao.com.br até o dia 28 de outubro. Ao preencher a ficha, o interessado deve indicar em quais mostras deseja inscrever sua obra. O filme pode ser enviado por via postal, segundo as especificações de formato dispostas no regulamento, ou pela internet, com o envio da ficha de inscrição digitalizada e de link para acesso ao filme (com ou sem senha). Em ambos os casos, será necessário também o envio de uma foto de divulgação da obra.

A Mostra de Cinema de Tiradentes recebe longas (acima de 60 minutos) e curtas-metragens (até 25 minutos de duração) brasileiros concluídos a partir de 2013. A mostra será dividida entre a Mostra Aurora, composta por até sete longas inéditos de realizadores estreantes ou em seu segundo ou terceiro longa; a mostra de Curtas-metragens; a Mostra Foco, competitiva, que será exibida em sessões noturnas; Mostra Panorama, cuja seleção será avaliada apenas pelo júri popular; Mostra Formação, dedicada à exibição de curtas realizados em oficinas, projetos de formação não-universitária, associações e ONGs; e a Mostrinha de Cinema, dedicada ao público infanto-juvenil.

Já a CineOP, idealizada para constribuir com o desenvolvimento da preservação e memória da cinematografia brasileira, aceita também filmes de média-metragem e filmes históricos. A programação, assim como a da Mostra Tiradentes, é gratuta para o público, e oferece não apenas exibições de filmes como homenagens, oficinas, atrações artísticas e o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros.

O programa Cinema Sem Fronteiras reúne, além da Mostra Tiradentes e da CINEOP, a Mostra CineBH. Saiba mais sobre o Cinema Sem Fronteiras acessando o site oficial do programa. Para mais informações, visite também o site da Universo Produção.




Secretaria de Estado de Cultura realiza aula inaugural de Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais

Objetivo de iniciativa pioneira é dar apoio ao preparo dos profissionais que atuam na área cultural em todo o estado

Acontece de 10h às 18h de 24 de outubro, no Teatro João Caetano, a aula inaugural do Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais do Estado do Rio de Janeiro, uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério da Cultura.

Pioneiro no país, o curso  faz parte do Programa de Formação e Qualificação Cultural, a ser instituído pela Lei Estadual de Cultura, cuja proposta será encaminhada à ALERJ dentro dos próximos meses, após consulta pública.

 “Há muito tempo queremos oferecer esse apoio aos municípios, já que demonstraram muita dificuldade na elaboração e na gestão de projetos submetidos à Secretaria”, explica a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “O conteúdo do curso foi preparado por profissionais que representam o que há de melhor em produção intelectual na área de gestão cultural no país. Essa é uma das ações mais ousadas e abrangentes que temos na Secretaria. Somos o único estado fazendo algo assim no Brasil!”

Idealizado em formato semipresencial, o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais terá quatro módulos de ensino à distância e dois seminários presenciais, totalizando 151 horas.  Serão formadas 22 turmas com 40 alunos, cada. Além disso, cada turma terá um tutor designado. Das 880 vagas disponibilizadas, a maior parte será destinada às secretarias municipais de cultura, aos conselhos municipais de cultura e aos pontos de cultura. O restante será disponibilizado aos agentes de cultura interessados no curso.

Uma vez iniciado o curso, será disponibilizado para download, no portal Cultura.rj, todo o conteúdo oferecido aos alunos. Assim, qualquer pessoa interessada terá acesso a ele, mesmo sem a tutoria.

A Curadora e Coordenadora de Conteúdo do curso, Marta Porto, diz que uma preocupação foi buscar equilíbrio no programa: “Nos últimos anos, muito se falou e se ensinou em relação às ferramentas de gestão que a pessoa precisa dominar para lidar com projetos culturais. Mas a parte do embasamento teórico, de entender o que é cultura, em suas várias acepções, nos campos simbólico, econômico ou social, isso ficou um pouco de lado. Por isso, pensamos um curso pioneiro, no sentido de que ele propõe um percurso de formação, onde a ferramenta é um meio para você produzir um conteúdo sólido e de qualidade.”

O programa do curso é composto por quatro módulos: o módulo Inspiracional focará no conceito de cultura, nas suas visões e nos seus sentidos; o Estrutural abordará políticas culturais; o Instrumental é sobre as ferramentas que gestores culturais devem dominar, como planejamento, projeto e avaliação; e, por fim, o Experimental vai ensinar desde a metodologia até a execução de um projeto cultural.

Foram convidados 17 profissionais de renome do Brasil inteiro, de diversas áreas ligadas à gestão cultural, para dar conta  dos temas que serão abordados. A escolha desses nomes se baseou não apenas no perfil acadêmico de cada um, mas também na relevância de sua produção e atuação na área cultural. Além da própria Marta, os demais conteudistas do curso são: Lia Calabre , pesquisadora e chefe do setor de Estudos de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC e professora dos MBAs de Gestão e Produção Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FVG/RJ) e da Universidade Cândido Mendes (UCAM);  Ana Carla Fonseca Reis, diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa; Maria Helena Cunha, gestora cultural, pesquisadora, consultora; Rômulo Avelar, administrador, produtor e gestor cultural; Ana Erthal, professora de graduação e programa de pós-graduação da ESPM-RJ e de graduação na UNESA e UCAM; Ilana Seltzer Goldstein, docente e coordenadora no MBA em Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas; Frederico Barbosa, pesquisador e coordenador da área de Políticas Culturais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Humberto Cunha, professor dos programas de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (mestrado e doutorado), nos quais ministra as disciplinas Teoria dos Direitos Humanos e Direitos Culturais; Mauro Osório, professor da Faculdade de Direito da UFRJ e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório de Estudos sobre o Rio de Janeiro; Maria Helena Versiani, historiadora, Mestre em História Social pela UFRJ e Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV; César Piva, gestor cultural da Fábrica do Futuro - Incubadora Cultural e Residência Criativa do Audiovisual; Diana Gebrim, gestora cultural, consultora em desenvolvimento e planejamento jurídico, administrativo-financeiro e em direito autoral e do entretenimento; Henilton Menezes, Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura desde o início de 2010; Tatiana Richards, superintendente da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; Sérgio Linhares, diretor de Pesquisa e Documentação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC); e Juliano Borges, professor do IBMEC , que atualmente trabalha na Assessoria de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro coordenando os Debates Setoriais do Plano Estadual de Cultura. 





Colaboração de Ascom

TEIA RURAL 2013



O Encontro dos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro esse ano vai acontecer na roça!!! Vai envolver dois municípios, Bom Jardim e Nova Friburgo...e vai acontecer nos Distritos de Barra Alegre, São Pedro da Serra e Lumiar! A rede de pontos de cultura escolheu fazer seu encontro na roça para demarcar a importância de políticas públicas de cultura para localidades rurais. A logomarca ficou pronta e está muito linda!! Parabéns ao ponto de cultura filhos da terra! Os pontos de cultura do Estado do Rio de Janeiro já podem fazer sua inscrição no site http://www.teiarj.org/



Simbora debater política de cultura comunitária no nosso Estado!





De 25 de outubro a 18 de novembro, estarão abertas inscrições para o concurso público com 163 vagas temporárias do IPHAN, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os contratos terão duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados por, no máximo, cinco. 









Foram prorrogadas até o dia 31 de outubro as inscrições para o Concurso Revelando os Brasis – Concurso Nacional de Histórias para Municípios com até 20 mil habitantes. Para participar, o candidato envia uma história real ou inventada que deseja transformar em filme. 












Em sua edição de outubro, a série Música no Museu promove a Orquestra das Comunidades Pacificadas, apresentando Bach e os clássicos brasileiros. O evento acontece no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 12h30, no auditório da Casa de Rui Barbosa. A entrada é franca.







Prosseguem inscrições para concurso de poesias da Cultura

Teresópolis, 21 de outubro de 2013 - Prosseguem abertas até o dia 7 de novembro as inscrições para o Concurso de Sonetos da Cultura. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a iniciativa tem como objetivo estimular e divulgar a produção poética construída em língua portuguesa, com ênfase principalmente entre os adolescentes, alunos das escolas teresopolitanas. O concurso homenageia o poeta e músico Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos no último sábado, 19 de outubro. A grande final já tem data marcada e será realizada no dia 29 de novembro, dentro da I Semana Literária de Teresópolis, quando serão entregues as premiações.

“Entre as muitas modalidades artísticas existentes, a literatura, sem dúvida, é uma das mais belas e emocionantes. E a poesia exige um dom especial que, embora presente em muitos, nem sempre é aflorado. Com base neste contexto, o Concurso de Sonetos tem a proposta de descobrir e incentivar os poetas, partindo do princípio de que, também para a literatura, residem inúmeros talentos em Teresópolis. E, conforme nossa expectativa, o concurso está despertando o interesse do público”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Qualquer pessoa que escreve poesias em língua portuguesa pode participar do concurso. Contudo, só valerão sonetos com formação clássica, ou seja, dois quartetos e dois tercetos. Cada participante pode inscrever até três poemas, com temática livre, em forma de soneto e assinado com pseudônimo, desde que sejam inéditos e obrigatoriamente de sua autoria.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro, das 9h às 18h, em uma das três unidades da Secretaria de Cultura: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro) e Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto).

No ato da inscrição, o participante deverá entregar dois envelopes: 1 – um envelope lacrado, identificado apenas com o pseudônimo do participante e o nome do concurso, contendo a ficha de inscrição devidamente preenchida com os dados biográficos do autor e uma foto; 2 – um envelope identificado apenas com o pseudônimo e o nome do concurso, contendo cinco cópias de cada soneto participante.

As inscrições podem ainda ser feitas via Correios, seguindo o mesmo procedimento e tendo como destinatário a Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro – CEP: 25.953-190). Neste caso, é imprescindível que o material seja recebido no destino final dentro do prazo estabelecido.

A ficha de inscrição pode ser retirada via internet, através do site da Secretaria de Cultura de Teresópolis: www.culturateresopolis.com

Avaliação e premiação
Todos os sonetos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco artistas atuantes no meio cultural e artístico de Teresópolis, tendo como critérios originalidade, beleza, qualidade literária e/ou poética. Entre os dias 21 e 25 de novembro, serão selecionados pela comissão julgadora os melhores sonetos e, no dia 25, serão divulgados os 10 sonetos finalistas do concurso.

A grande final do concurso será realizada no dia 29 de novembro, às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Na ocasião, os 10 poemas finalistas serão devidamente declamados por intérpretes. E, por fim, serão conhecidos os três primeiros colocados e ainda o melhor intérprete.

Os vencedores serão agraciados com a seguinte premiação: 1º lugar – uma filmadora Full HD 14MP Zoom 8x; 2º lugar – uma câmera fotográfica 14,2MP Zoom 5x; 3º lugar – um porta-retratos digital 7”. O melhor intérprete também ganhará um porta-retratos digital 7” e os demais finalistas, do 4º ao 10º lugar, receberão um pendrive de 8GB.

Após a conclusão do concurso, a Secretaria de Cultura promoverá a publicação de uma antologia com os melhores sonetos do concurso, incluindo foto e biografia dos autores, que receberão ainda certificado de participação.

Além da ficha de inscrição, o regulamento do Concurso de Sonetos da Cultura também está disponível para o público na internet, através do site da Secretaria de Cultura de Teresópolis: www.culturateresopolis.com.

Os 100 anos de Vinicius
No último sábado, 19 de outubro, o “Poetinha” Vinicius de Moraes completaria 100 anos. O mais popular de todos os poetas brasileiros, desde que resolveu musicar suas letras marcou época em um tempo onde a moda era protestar. E o fez com a leveza e a suavidade do verdadeiro boêmio venerando a mulher e o whisky, este último, “o melhor amigo do homem, o cachorro engarrafado”, segundo sua própria definição.

Há também o lado obscuro do poeta, muito pouco comentado. Vinicius era servidor público, diplomata do Itamaraty. Lógico que dificilmente era visto em seu posto, e nem poderia, dada a vida na orgia, como diziam os mais antigos, referindo-se aos que varavam a noite e madrugada cantando, compondo e bebendo.

Ou seja, o “Poetinha” era também sustentado pelo erário público, por todos nós. E eu não reclamo de nenhum centavo que tenha pagado para Vinicius não trabalhar. Mas, fico cada dia mais possesso por pagar salário a milhares de servidores neste país afora que conseguem trabalhar muito menos que Vinicius e não sabem fazer uma estrofe sequer. Aliás, não sabem nem mesmo que um verso é apenas uma linha... E Salve o “Poetinha”!

Texto – Geórgia Jahara








Inscrições abertas para os Encontros Cartagena, na Colômbia

IX Encontro Internacional de Produtores vai selecionar 14 projetos de longa-metragem de ficção em desenvolvimento
Estão abertas as inscrições para os Encontros Cartagena, eventos de formação que acontecem concomitantemente ao Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias - FICCI, na Colômbia, entre os dias 13 e 19 de março de 2014. Produtores brasileiros que tenham projetos de longa-metragem de ficção em desenvolvimento podem se inscrever no IX Encontro Internacional de Produtores. Os Encontros Cartagena também englobam a Oficina Documental, a Oficina de Crítica e Jornalismo Cinematográfico e a Oficina de Festivais de Cinema, que oferecem oportunidades exclusivamente para profissionais colombianos do setor de audiovisual.

No IX Encontro Internacional de Produtores serão selecionados 14 projetos (8 colombianos e 6 de outros países latinoamericanos). Os produtores assistirão a uma oficina de apresentação de projetos e pitching e poderão contar com assessoria personalizada e individual sobre planejamento de produção, financiamento e oportunidades de coprodução. Ao final do encontro, todos os projetos serão apresentados em uma sessão de pitching a potenciais compradores e financiadores internacionais.

O prazo de inscrição vai até o dia 6 de novembro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar toda a documentação requerida no regulamento para o emailencuentroproductores@mincultura.gov.co em duas cópias em formato .pdf (uma em inglês e outra em espanhol). São requisitados uma sinopse; um argumento; uma nota do diretor que inclua ponto de vista, motivação e tratamento audiovisual; uma descrição do estado em que se encontra o projeto inscrito (acordos, participação em outros projetos de coprodução, prêmios); um resumo do orçamento; um orçamento detalhado; um plano de financiamento; um comprovante que certifique a garantia do mínino de 20% do custo total de produção; um link para um endereço onde se possa visualizar um teaser de 3 minutos do projeto; e um link na internet para a visualização de trabalhos anteriores do diretor e do produtor.

A relação de projetos selecionados será anunciada no dia 6 de dezembro. Por conta de parcerias desenvolvidas pelo FICCI, o melhor projeto do encontro vai garantir uma participação na Rede de Produtores do Mercado do Filme (Marché du Filme) do Festival de Cannes, em maio de 2014, e uma credencial de indústria com direito a hospedagem no Festival de Guadalajara 2014 para o seu produtor.







Fórum de Gestores da Região Serrana se reúne com representantes do MinC
Teresópolis poderá ter cursos do Pronatec para a área cultural 



Teresópolis, 10 de outubro de 2013 - Na última terça-feira, 8 de outubro, integrantes do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana se reuniram na Casa de Cultura Adolpho Bloch para uma reunião com a equipe do Ministério da Cultura (MinC).  Em pauta, a implantação de cursos profissionalizantes na área cultural e o preparo da futura reunião a ser realizada com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy. 



O encontro contou com a presença de Secretários de Cultura e outros gestores públicos dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Trajano de Moraes, Macuco, Cordeiro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Bom Jardim, além de Teresópolis, representada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o Subsecretário, Arnaldo Almeida, e a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, que também é presidente do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. 

Durante a reunião, o representante da Regional do MinC no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso, apresentou aos gestores presentes o projeto que prevê a realização de cursos profissionalizantes na área cultural, a serem promovidos através da parceria entre os ministérios da Cultura e da Educação, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Criado pelo Governo Federal em 2011, o Pronatec tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e conta também com cursos destinados à área cultural, que poderão ser disponibilizados aos municípios da Região Serrana. Para isso, é necessário que os municípios definam suas demandas e enviem ao MinC até o dia 15 de outubro, visando a implantação dos cursos. 

A ideia é que os cursos, que são gratuitos, sejam implantados em 2014, tendo como contrapartida dos municípios a cessão da estrutura para a realização dos cursos. 

Além do Pronatec, outro assunto tratado foi a pauta da reunião solicitada pelo Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy. O intuito do encontro será discutir a implementação do projeto Circulares e definir outras políticas públicas para o desenvolvimento cultural da Região Serrana. A data da reunião com a ministra ainda não foi definida. 

“Tivemos uma reunião produtiva, alinhavando com o MinC os assuntos que levaremos à Ministra Marta Suplicy. Além disso, a oportunidade de trazer os cursos do Pronatec para Teresópolis certamente beneficiará muitos agentes culturais, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da área no município. A capacitação dos profissionais ligados ao setor cultural é e sempre será um de nossos principais objetivos”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, ao fim do encontro.


Crédito das fotos Kaká Cabral
Texto – Geórgia Jahara


















III CONFERENCIA ESTADUAL DE CULTURA




Foi realizada na Fundição Progresso, na Cidade do Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de setembro de 2013, a 3ª Conferência Estadual de Cultura. Além da implantação do sistema de cultura no ERJ, a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, propôs um debate para esclarecer a sociedade civil organizada sobre a Lei Estadual de Cultura, cuja minuta está em consulta pública pela internet.
Nos dois dias de conferência, o debate aconteceu na plenária e em quatro grupos de trabalho (GTs) que se reuniram para discutir as propostas encaminhadas pelas conferências municipais de cultura, que se encerraram seu ciclo de reuniões no plano local em 11 de agosto.
Os debates aconteceram em torno de quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema de Cultura; Produção simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.
Além da discussão sobre as propostas da sociedade para a área cultural, destinadas à Secretaria de Estado de Cultura e ao Ministério da Cultura, os delegados elegeram na tarde de sábado os representantes que irão à Conferência Nacional em Brasília.
A Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, compareceu em numero considerável, mostrando que as reuniões do Fórum Serrano de Gestores que ocorrem mensalmente tem cumprido seu papel que é o de manter os 15 municipios (Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes)  em sintonia, com uma representatividade significativa.
Foram escolhidos 02 Delegados do poder publico para representar a Região Serrana em Brasília, sendo estes: Humberto Alencar Miranda Campos da cidade de Cordeiro, tendo como suplente Mario Henrique Sá Barreto Guimarães da cidade de Santa Maria Madalena e Sayonara Zeitune da cidade de Teresópolis tendo com seu suplente Claudio Gomide da cidade  de Petrópolis.
Pela Sociedade Civil foram eleitos quatro delegados e seus respectivos suplentes conforme abaixo:
Titulares
1º Filipe Gonçalves de Assis  - Cachoeiras de Macacu
2º Pablo Fontes de Freitas- Macuco
3º Magno Cabral Pacheco - São Jose do Vale do Rio Preto
4º Danilo da Silva Ramalho – Trajano de Moraes.

Suplentes:
1º Licko Turle - Teresópolis
2º Renan Lima Peixoto - Cordeiro
3º Sandra Vissoto Santos - Petrópolis
4º Tawana – Nova Friburgo

A nacional ocorrerá de 26 a 29 de novembro de 2013 e terá como tema "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".
Alguns municípios da serrana já estão se mobilizando para comparecerem mesmo como observadores, marcando presença neste evento democrático de suma importância para nossa Cultura.




























































Comunicado: confirmação dos delegados

É de suma importância que todos os delegados eleitos nas conferencias municipais compareçam a III Conferencia Estadual de Cultura nos dias 27 e 28 de setembro de 2013, sexta e sábado respectivamente. Os delegados da sociedade civil, até 100 Km da capital , terão hospedagem grátis, mas é necessário confirmar os nomes através do e-mail: planodeculturarj@cultura.rj.gov.br
A alimentação será fornecida pelo estado aos delegados da sociedade civil, como também, os delegados do poder publico. Nossa representatividade é fundamental para que nossos objetivos sejam alcançados com pleno êxito. NÃO DEIXEM DE COMPARECER!


III CEC: acomodações para delegados do interior
É necessário porém confirmar o interesse por email

Vagas destinam-se apenas a representantes da sociedade civil de municípios distantes mais de 100 km da capital
Vagas destinam-se apenas a representantes da sociedade civil de municípios distantes mais de 100 km da capital
A Secretaria de Estado de Cultura fornecerá hospedagem para delegados(as) da III Conferência Estadual de Cultura. As vagas destinam-se apenas a representantes da sociedade civil de municípios distantes mais de 100 km da capital.

As acomodações serão em quartos duplos. Solicitamos que esses delegados confirmem seu interesse pelo e-mail até terça-feira (24 de setembro): planodeculturarj@cultura.rj.gov.br informando NOME COMPLETO, CPF, RG e MUNICÍPIO de origem.

Os municípios contemplados são:

• Angra dos Reis
• Aperibé
• Araruama
• Areal
• Armação dos Búzios
• Arraial do Cabo
• Barra do Piraí
• Barra Mansa
• Bom Jardim
• Bom Jesus do Itabapoana
• Cabo Frio
• Cachoeiras de Macacu
• Cambuci
• Campos dos Goytacazes
• Cantagalo
• Carapebus
• Cardoso Moreira
• Carmo

• Casimiro de Abreu

• Comendador Levy Gasparian
• Conceição de Macabu
• Cordeiro
• Duas Barras
• Iguaba Grande
• Italva
• Itaocara
• Itaperuna
• Itatiaia
• Laje do Muriaé
• Macaé

• Macuco
• Mangaratiba
• Mendes
• Miguel Pereira
• Miracema
• Natividade
• Nova Friburgo
• Paraíba do Sul
• Paraty
• Paty do Alferes
• Pinheiral

• Piraí
• Porciúncula
• Porto Real
• Quatis
• Quissamã
• Resende
• Rio Claro
• Rio das Flores
• Rio das Ostras
• Santa Maria Madalena
• Santo Antônio de Pádua
• São Fidélis
• São Francisco de Itabapoana
• São João da Barra

• São José de Ubá

• São José do Vale do Rio Preto
• São Pedro da Aldeia
• São Sebastião do Alto
• Sapucaia
• Saquarema
• Silva Jardim
• Sumidouro
• Teresópolis
• Trajano de Morais
• Três Rios
• Valença
• Varre-Sai
• Vassouras
• Volta Redonda


Nenhum comentário:

Clima Tempo

Total de visualizações de página

Visitantes

Flag Counter